Geral

Submissões de trabalhos para a IV Meduc até dia 3 de setembro

20/08/2021

17:20

Por: Assessoria de Imprensa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/Faed/UPF) realizará nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021 a IV Mostra em Educação (Meduc), pela primeira vez em formato on-line. A temática que orientará as discussões durante o evento será “O direito à educação no século XXI: formação humana e cultura digital em perspectiva”. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 3 de setembro.

A IV Meduc busca auxiliar na qualificação das pesquisas acadêmicas, elaboradas pelos discentes dos cursos de pós-graduação (stricto sensu), em especial trabalhos de dissertação e tese. O evento é organizado e dinamizado pelos discentes do PPGEdu, que são desafiados a cada edição a promovê-lo com base na participação, deliberação democrática, relevância social, numa perspectiva de diálogo aberto e formativo com os docentes e com a instituição.

Assim, o evento, além de colocar em diálogo as pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidas por mestrandos e doutorandos, busca problematizar os desafios hodiernos ligados à educação, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais do campo, que apresentarão análises, participarão de conferências, mesas temáticas e diálogos sobre o direito à educação, uma vez que essa área vem sendo afetada pelos efeitos do neoliberalismo e do neoconservadorismo.

A programação contará com conferências e mesas de discussão com a participação de pesquisadores da área da educação do Brasil, México, Bélgica e Espanha. Além disso, prevê salas de apresentação de Resumos Expandidos, atividade do Prisma Espaço Geek e um tributo ao centenário do nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Para conferir a programação, acesse AQUI.

Submissões de trabalhos
Ressalta-se a possibilidade de socialização das pesquisas que podem ser submetidas, em formato de Resumo Expandido, mesmo sem a conclusão ou defesa de dissertação/tese. Há três eixos temáticos para submissão: Fundamentos da Educação; Processos Educativos e Linguagem; Políticas Educacionais. As submissões não precisam corresponder estritamente à temática do evento, apesar de ser necessário o diálogo com o campo educacional. 

Para mais informações, acesse AQUI. As datas para inscrição e submissão de Resumo Expandido vão até o dia 3 de setembro. Para inscrição como ouvinte, até o dia 5 de novembro.

Mais informações nas redes sociais, pelo Facebook (MEDUC – UPF) ou Instragram (@meducupf), e fique ligado nas atualizações, com a programação e atividades que serão divulgadas até o início do evento.

Trajetória do evento
O evento acontece a cada dois anos e, desde sua gênese, promove debates, encontros, partilhas e, sobremaneira, oferece aos pós-graduandos a possibilidade de socializar as pesquisas de mestrado e doutorado em educação. A partir da terceira edição, alunos de outros programas de pós-graduação da UPF e de outras IES, puderam inscrever trabalhos e participar integralmente do evento. A quarta edição visa oportunizar aos discentes do PPGEdu/UPF e demais programas a socialização e discussão crítica de suas investigações, à medida em que são submetidas ao olhar de colegas e professores.