Pesquisa e Inovação

Revista Espaço Pedagógico do PPGEdu/UPF publica dossiê sobre privatização da educação

20/02/2020

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A primeira edição de 2020 da Revista Espaço Pedagógico, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) traz para o debate um importante e polêmico tema: a privatização da educação. Além dos artigos de fluxo contínuo, o número temático conta com dossiê organizado pelos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Telmo Marcon, com textos de pesquisadores brasileiros e também da Argentina, México e Portugal.  O conjunto de textos forma uma edição com rico material de estudo e pesquisa para todos os que se preocupam e se empenham em defender uma educação pública de qualidade, democrática e acessível a todos.

Conforme o editorial da revista, a educação brasileira vive uma tensão entre duas perspectivas distintas: uma republicana e outra privatista e mercadológica. Princípios republicanos de uma educação pública, gratuita e laica, amplamente discutidos desde a década de 1920 pelos Pioneiros da Escola Nova são, progressivamente, desconstituídos. Em contraposição a esses princípios republicanos, propostas fundamentalistas ganham notoriedade. Fortalecem-se grupos empresariais interessados no investimento em educação que defendem um Estado mínimo quando se trata de políticas públicas. Institutos privados proliferam, passando a atuar em assessorias a redes públicas de educação e assumem protagonismo no âmbito de políticas educacionais, mesmo não tendo trajetórias e experiências históricas em educação formal. Com base em discursos gerencialistas, defendem projetos e propostas educacionais sem os pressupostos políticos e pedagógicos imprescindíveis para uma educação emancipadora, humana e cidadã.

De acordo o professor Altair Alberto Fávero, organizador do dossiê, nesse contexto, ocorrem inversões preocupantes: empresas privadas ganham a simpatia de gestores públicos e conquistam espaços cada vez mais significativos e, em contrapartida, instituições educacionais com trajetórias consolidadas cuja natureza é a própria educação, são desqualificadas. Esse quadro produz, entre educadores, uma sensação de impotência para fazer frente aos complexos processos socioculturais, políticos e educacionais da sociedade, vivenciados cotidianamente nas escolas.

Conforme o editor-chefe da revista, professor Telmo Marcon, colocar em pauta o tema da privatização da educação constitui-se um compromisso fundamental de educadores comprometidos com o caráter republicano da educação e a Revista Espaço Pedagógico insere-se nesse processo de discussão. Para tanto, conta com a contribuição de pesquisadores de diferentes instituições, do Brasil e do exterior para qualificar esse debate.

A edição completa da Revista Espaço pedagógico pode ser acessada aqui