Pesquisa e Inovação

PPGEdu participa de simpósio nacional sobre formação de professores

27/05/2021

11:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O IV Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil teve início na última quarta-feira, 26 de maio. Tendo como temática norteadora “A formação de professores: pesquisas e avanços no campo”, nesta edição o evento está sendo sediado pela Universidade de Brasília. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), através do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes), se fez presente por meio da apresentação do trabalho “Formação continuada docente como tempo e espaço de investigação da própria prática”, de autoria do professor Dr. Altair Alberto Fávero e das mestrandas Caroline Simon Bellenzier, Evania Carina Calza e Roselange dos Santos.

O trabalho foi produzido a partir das reflexões e estudos desenvolvidos no Gepes e na disciplina de Estágio de Docência, ligados ao PPGEdu. O artigo discutiu a formação dos docentes em serviço como possibilidade para aproximação entre os eixos ensino, pesquisa e extensão no cotidiano da educação básica, relacionando o espaço de formação continuada e o estímulo à pesquisa. Além disso, Altair socializou sobre os processos de pesquisa e temáticas estudadas durante os 10 anos do Gepes.

O Simpósio
Reunindo pesquisadores (professores, mestrandos, doutorandos e egressos) dos programas de pós-graduação de todo país, o IV Simpósio de Grupos de Pesquisa Sobre Formação de Professores do Brasil tem como objetivo central a socialização dos conhecimentos produzidos pelos grupos de pesquisas relacionados a formação de professores. O evento já aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 2006, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em 2011, e em 2016 na cidade de Guarulhos (SP), no Teatro Adamastor.

Nesta edição, o Simpósio contou com a participação de 903 inscritos, contemplando em torno de 80 grupos de pesquisa e apresentação de 91 trabalhos aprovados, além de uma vasta e produtiva programação.  O evento, que segue até sexta-feira (28), tem  o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).