Pesquisa e Inovação

PPGEdu recebe pesquisadores do México

26/08/2019

11:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF está consolidando seu processo de internacionalização, indicado como uma das metas de seu planejamento estratégico para o quadriênio 2017-2021. As três linhas de pesquisa que compõem o programa têm realizado um intenso e produtivo processo de alargar os horizontes de pesquisa buscando parcerias nacionais e internacionais. Tal iniciativa tem resultado positivo no processo de internacionalização do programa com a presença de pesquisadores e alunos de outros países, bem como o envio de alunos do programa para o exterior para realizar doutorado sanduíche. Na terceira semana de agosto, os pesquisadores mexicanos Dr. Aristeo Santos López e a Dra. Marisa Fátima Roman estiveram na UPF realizando um encontro de trabalho com professores do PPGEdu para avaliar e planejar as atividades de investigação. 

Aristeo tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), mestrado em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México. É professor e pesquisador da Universidad Autónoma del Estado de México, a qual tem convênio com a UPF desde 2010. Marisa é doutora em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012), mestre em Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001) e graduada em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Ambos os pesquisadores são colaboradores externos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF) coordenado pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero, atual coordenador do PPGEdu. 

Os quase dez anos de intercâmbio entre o PPGEdu da UPF e os pesquisadores mexicanos têm resultado em publicações de diversos capítulos de livros, além de seis artigos científicos e diversos trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. 

Dentre as últimas publicações, destacam-se os capítulos publicados nas coletâneas Políticas de Educação Superior e docência universitária: diálogos sul-Sul (Altair Alberto Fávero e Gionara Tauchen, publicada pela Editora CRV de Curitiba em 2016), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (Altair Alberto Fávero e Gionaria Tauchen, CRV, 2017), Interdisciplinaridade e formação docente (Altair Alberto Fávero; Carina Tonieto e Evandro Consaltér, CRV, 2018) e  Leituras sobre Zygmunt Bauman e a Educação  (Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto e Evandro Consaltér, CRV, 2019). 

Para os próximos dois anos, estão sendo projetados uma coletânea para 2020, que terá por título Privatização da Educação, e outra coletânea para 2021, que terá por título Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. Além da produção científica, estão sendo projetadas participações em eventos, bem como o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as duas universidades. “A internacionalização de PPGEdu já é realidade e caminha para um processo de aperfeiçoamento. A presença de estudantes no exterior, a integração entre projetos de pesquisa e a produção científica conjunta consolida uma das grandes metas do programa em busca da excelência acadêmica de seus estudantes e pesquisadores”, destacou o coordenador do Programa, professor Dr. Altair Fávero.