Pesquisa e Inovação

PPGEdu realiza painel sobre pesquisa em Educação na VI Semana do Conhecimento

09/09/2019

10:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Integrando a programação da VI Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Faculdade de Educação promoveu, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), o painel “Pesquisa em Educação: múltiplos olhares”. A atividade aconteceu na noite da sexta-feira (06) e teve a participação de integrantes das três linhas de pesquisa que compõem o Programa.

O professor Dr. Altair Alberto Fávero, atual coordenador do Programa, deu início aos trabalhos ressaltando o papel formativo do PPGEdu, que, em seus 22 anos de história, já formou mais de 500 mestres e mais de 30 doutores em Educação. Em sua exposição, apresentou as principais temáticas de investigação dos docentes das três linhas de pesquisa que compõem o Programa: Fundamentos da Educação; Processos educativos e linguagem; e Políticas educacionais. Além disso, ressaltou a importância dos grupos de pesquisa, a produção do corpo docente e discente, o desafio de ampliar a internacionalização e o significado de o Programa ter o conceito 5 junto à Capes.

Na sequência, foram apresentadas três conferências de mestres formados pelo Programa, representando as três linhas de pesquisa. A professora Me. Gislene Garcia, diretora da Escola Municipal Wolmar Salton, apresentou uma síntese de sua dissertação de mestrado intitulada “A gestão pedagógica da escola como autoformação”. Em sua fala, salientou a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva. “Uma prática pedagógica espiritual ocorre quando o coordenador pedagógico é capaz de governar e conduzir os processos, refletindo e transformando esses processos em conhecimento”, destacou.

Dando sequência à atividade, a doutoranda Camila Comin Bortolini, professora da rede municipal de Estação, apresentou uma parte da pesquisa que integra sua tese de doutorado. A investigação de Camila, intitulada “A argumentação no processo pedagógico: da intencionalidade à elaboração de conceitos científicos”, está baseada em uma pesquisa-ação, pois investiga seu lugar de atuação no ensino fundamental. “A argumentação é um recurso para que as crianças sustentem a elaboração conceitual”, ressaltou, explicando que, por isso, a ideia se apresenta como um princípio constitutivo do processo pedagógico. A doutoranda destacou a sua participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (Gepalfa) como fundamental para a qualificação da sua pesquisa.

Por fim, o doutorando Evandro Consaltér expôs uma síntese de sua dissertação de mestrado, intitulada “Formação continuada de professores: entre a pedagogia do afeto e a pedagogia científica”. O pesquisador afirmou que a formação dos professores está associada à formação que se quer oferecer aos alunos. Ao analisar diversas propostas de formação de professores de municípios da região de Passo Fundo, o pesquisador concluiu que há enormes lacunas na construção de projetos formativos, com objetivos pouco claros e com frágil abordagem científica. Muitas propostas de formação continuada estão direcionadas a palestras motivacionais e literatura de autoajuda, que não permitem o real enfrentamento dos dilemas da docência. Evandro destacou que a temática de sua investigação se originou a partir das discussões realizadas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes/UPF). Os resultados da pesquisa originaram novos questionamentos, os quais deram origem à proposta investigativa que agora desenvolve no curso de doutorado.

De acordo com Fávero, o painel demonstrou a força, a qualidade e os múltiplos olhares da pesquisa em educação, e sensibilizou a respeito da importância do compartilhamento e da socialização das produções acadêmicas. 

O encontro contou com um expressivo público de acadêmicos do curso de Pedagogia, mestrandos e doutorandos em Educação, docentes universitários e professores da educação básica. Após as exposições, houve um qualificado debate.