Pesquisa e Inovação

PPGEdu realiza live para apresentar o Programa à comunidade

21/06/2021

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) realizou, no dia 17 de junho, uma live com o objetivo de apresentar o Programa e os cursos de Mestrado e Doutorado à comunidade, que se encontram com inscrições abertas até 28 de junho, AQUI, e oferecem inúmeras oportunidades. O bate-papo virtual contou com a presença de professores e egressos.

Participaram do encontro, além do coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Alberto Fávero, e da professora Dra. Cleci Werner da Rosa, os egressos do curso de Doutorado em Educação, Dr. Alisson Giacomelli e Dra. Carina Tonieto, e a egressa do curso de Mestrado em Educação, Me. Gislene Garcia. Na ocasião, eles puderam expor sua experiência formativa.

Em sua fala, Fávero abordou sobre a estrutura curricular, infraestrutura e a qualidade do Programa, que recebeu conceito 5 da Capes. Além de esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, o professor apresentou um histórico do PPGEdu, destacando a sua relação com a formação dos professores da educação básica e do ensino superior. Ainda, destacou as várias possibilidades de bolsas, desde as institucionais até as fomentadas pela Capes e a grande novidade deste ano: os convênios que estão sendo firmados com as secretarias de educação da região.

A professora Cleci apresentou as linhas de pesquisa e os convênios internacionais com outras universidades, que proporcionam inúmeras oportunidades de intercâmbios acadêmicos. Por fim, destacou a importância dos grupos de pesquisa no percurso formativo do Programa, que são pilares para o desenvolvimento de estudos qualificados e de reconhecidas produções científicas.

Os egressos, por sua vez, relataram as suas experiências formativas e destacaram a importância que a formação proporcionada pelo PPGEdu tem nas suas atuações profissionais. Além disso, deram ênfase ao qualificado corpo docente e à oportunidade de continuarem frequentando o Programa mesmo depois de terem concluído o curso, através dos grupos de pesquisa.

Também participaram da live as diretoras da Faculdade de Educação (Faed) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Dra. Adriana Dickel e Dra. Patrícia da Silva Valério, a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Imperator Weber, o secretário de educação de Passo Fundo e também docente do PPGEdu, professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, representantes de 16 secretarias de educação da região, diretores de escolas, professores, alunos do PPGEdu, acadêmicos da graduação e interessados em ingressar no Mestrado ou Doutorado do referido Programa.

A atividade pode ser acessada na íntegra no canal do Youtube do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes).

Sobre o PPGEdu
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) está localizado na Faculdade de Educação da UPF e é resultado da capacitação docente, do empenho na pesquisa e da formação continuada de profissionais altamente qualificados. Com Mestrado e Doutorado reconhecidos pela excelência e qualidade pela Capes, o PPGEdu/UPF tem como objetivos a produção e a difusão de conhecimentos que esclareçam e permitam a intervenção em problemas educacionais relevantes para a sociedade e a formação de profissionais especialistas na área da Educação, oportunizando-lhes a construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa educacional.

O curso de Mestrado destina-se a egressos de cursos de graduação (licenciados e bacharéis) de todas as áreas do conhecimento, e o curso de Doutorado, aos portadores do título de mestre da área de educação ou áreas afins. O curso de Mestrado foi criado em 1997 e o curso de Doutorado em 2012. As linhas de pesquisa do Programa são: “Fundamentos da Educação”, “Processos Educativos e Linguagem” e “Políticas Educacionais”.