Ensino

PPGEdu inicia preparação para a IV Mostra em Educação

01/09/2021

09:55

Por: Assessoria de Imprensa

Programa realiza encontros que proporcionam debates e troca de experiências entre os estudantes, evidenciando o caráter formativo do evento

Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, no dia 12 de agosto, a primeira edição do Aquece Meduc. A atividade foi realizada na modalidade on-line e teve como objetivo prepará-los para a IV Mostra em Educação (Meduc), que ocorre de 10 a 12 de novembro.

A partir do painel intitulado "A Meduc e suas contribuições na formação de sujeitos pesquisadores", o encontro contou com o relato de três pesquisadores participantes das edições anteriores da Mostra em Educação e da Mostra de Pesquisa em Educação. A pós-doutoranda Renata Maraschin relembrou a primeira edição da mostra, realizada no ano de 2015; o doutorando Regiano Bregalda retomou a segunda edição, que aconteceu em 2017, e o doutorando Evandro Consalter descreveu a construção do tema bem como os principais destaques da III Meduc, ocorrida em 2019.

O coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Alberto Fávero, esteve presente na atividade e reforçou a importância do evento, realizado a partir do protagonismo dos estudantes, o qual vem ocorrendo de forma exemplar. “A Meduc é um grande espaço formativo de iniciação dos pesquisadores, com oportunidade de assumir responsabilidades, a partir da experiência de compor equipes de trabalho e com elas dialogar e decidir. Assim, o exercício realizado é o da própria pesquisa científica, através de uma atuação intensa que marca significativamente a formação de muitos alunos”, afirmou. 

Fique atento às datas dos próximos encontros
Os pesquisadores do PPGEdu convidam a comunidade para os próximos encontros, que já têm data marcada. O II Aquece Meduc será no dia 13 de setembro, das 19h30min às 20h30min, com o tema “Aprendizagem significativa e o direito à educação”, e tem como convidados o professor Dr. Luiz Marcelo Darroz (UPF) e a doutoranda Maria Andreia Nerling (PPGCM/UPF). 

No dia 25 de outubro, das 18h às 19h, ocorre o III Aquece Meduc, com o tema “Imaginário social e o direito à educação”. Os convidados são o professor Dr. Angelo Vitório Cenci (UPF) e a doutoranda Lilian Cordeiro (PPGEdu/UPF).

A IV Mostra em Educação (Meduc) será realizada de 10 a 12 de novembro, na modalidade on-line. O tema desta edição é “O direito à educação no século XXI: formação humana e cultura digital em perspectiva”. Mais informações podem ser obtidas AQUI.