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PPGEdu da UPF marca presença na instalação do Doutorado URI

23/08/2019

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), representado pelo egresso Dr. Ricardo Cocco, participou de uma Aula Magna realizada no dia 19 de agosto na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Frederico Westphalen. O evento marcou o lançamento do Doutorado da instituição e de uma parceria entre o PPGEdu da UPF e da Unijuí junto à URI. A aula foi proferida pelo professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza, professor do PPG em Educação da Universidade Federal do Paraná e coordenador adjunto da área de Educação da Capes. 

De acordo com o coordenador do PPGEdu UPF, professor Dr. Altair Fávero, nos últimos 20 anos, houve um processo de expansão e interiorização da pós-graduação no Brasil. Antes disso, para fazer um mestrado e doutorado, era necessário deslocar-se para as capitais ou para os grandes centros. A interiorização possibilitou que as instituições comunitárias como a UPF, a URI e a Unijuí pudessem qualificar seus quadros e se tornar centros de formação de mestres e doutores, beneficiando também as comunidades regionais e instituições locais. “Assim como houve uma democratização do acesso à educação superior com um conjunto de políticas públicas, também tivemos a democratização da pesquisa, com o reconhecimento da Capes de diversos programas”, explicou Fávero.

Nesse cenário, a URI Campus Frederico Westphalen teve recentemente aprovado o seu doutorado em Educação e os primeiros ingressantes iniciam suas atividades no semestre 2019/1. Conforme Ricardo Cocco, é relevante o momento para a pesquisa em Educação, sendo importante essa parceria estabelecida entre os Programas das universidades comunitárias da região e o estreitamento dos laços entre as instituições para a formação de pesquisadores e para a produção do conhecimento na área.

Durante o evento, o palestrante abordou a temática “Pós-graduação em educação: cenários, desafios e perspectivas”. Para o professor, na pós-graduação, a pesquisa, o ensino e a aprendizagem são indissociáveis. Nesse sentido, segundo Souza, o sistema de avaliação da Capes atualmente está sustentado em uma nova ficha de avaliação que analisa três grandes eixos: a organização dos programas, a formação e os impactos acadêmicos e sociais. 

Conforme o palestrante, alguns desafios precisam ser enfrentados na pós-graduação, especialmente na educação, tais como a busca pela qualidade na formação;  o planejamento, antecipando situações; a inovação; a internacionalização e os impactos. Segundo ele, é fundamental que os programas de pós-graduação em educação tenham um projeto formativo sobre o que significa ser mestre e doutor em educação. 

O coordenador do PPGEdu UPF parabenizou a URI pela conquista do doutorado. “O PPGEdu da UPF parabeniza o PPGEdu da URI, seu corpo docente, gestores, alunos e toda a comunidade acadêmica pela conquista do doutorado e deseja um promissor e produtivo semestre letivo a todos”, destacou o coordenador do PPGEdu UPF.