Pesquisa e Inovação

PPGEdu apresenta pesquisas em evento no Paraná

23/09/2019

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores, mestrandos e doutorandos participaram do XIV Congresso Nacional de Educação, realizado em Curitiba

Entre os dias 16 e 19 de setembro, representantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF estiveram na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, para o XIV Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), o V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e o VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/Cátedra Unesco). O tema escolhido para esta edição foi “Formação de professores: diálogos”. 

Representando o PPGEdu, estiveram no evento o coordenador do Programa, professor Dr. Altair Alberto Fávero, além de egressos e estudantes, entre eles a professora Dra. Roberta Cajazeiras e os doutorandos Evandro Consaltér, Junior Bufon Centenaro, Marcio Giusti Trevisol e Chaiane Bukowski. 

Além de apresentação de diversos trabalhos, resultados de pesquisas, os representantes participaram de quatro mesas sobre internacionalização, de reuniões do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (Giepes) e de lançamento de livros. 

Entre as obras lançadas no evento, estiveram os dois últimos volumes da Coleção Avaliação do Ensino Superior, “Perspectivas de ensino e de aprendizagem” e “Perspectivas institucionais”, organizados pelo Dr. Altair Alberto Fávero (UPF) e pela Dra. Gionara Tauchen (FURG), e os dois últimos livros do Giepes/UPF, “Interdisciplinaridade e formação docente” e “Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação”. 

Também durante o evento, firmaram e fortaleceram parcerias com outros grupos de pesquisas, como a Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (Relepe), representada pelo professor Dr. Jefferson Mainardes (UEPG) e pelo professor Dr. Jorge M. Gorostiaga (UNSAM); o Grupo Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná, coordenado pela professora Dra. Monica Ribeiro da Silva (UFPR); e a Équipe de Recherche en Dimensions Internationales de L’Éducation (ERDIE), da Universidade de Genebra, coordenado pelo professor Dr. Abdeljalil Akkari.