Geral

III Mostra de Pesquisa em Educação inicia nesta quinta-feira (21)

19/11/2019

17:48

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorre na UPF e tem como tema “Obscurantismo educacional: o papel da pesquisa na formação dos sujeitos”

A III Mostra de Pesquisa em Educação (Meduc) ocorre nos dias 21 e 22 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF). A abertura oficial do evento será no dia 21 (quinta-feira), a partir das 8h30min, no auditório da Faculdade de Educação (Faed). A Meduc é promovida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF e a temática orientadora desta edição é “Obscurantismo educacional: o papel da pesquisa na formação dos sujeitos”. 

O tema desta edição elucida não apenas a importância do debate e do diálogo na construção das pesquisas, como também se constitui em um espaço para a formação dos sujeitos, provocando a reflexão acerca dos grandes desafios da atualidade que dizem respeito ao campo da educação. 

O evento, realizado a cada dois anos, oferece aos pós-graduandos de cursos de stricto sensu a possibilidade de qualificação de suas pesquisas, em especial trabalhos de dissertação e tese, através do compartilhando das investigações com seus pares, colocando-as sob a apreciação e debate. A Meduc também permite aos discentes a experiência de organização de um evento científico em espaço institucionalizado, no âmbito da pós-graduação. Concomitante a esse movimento, a Mostra também objetiva problematizar os desafios atuais ligados à educação.

Além das apresentações de trabalhos, a programação inclui outras atividades relacionadas ao tema, como conferências e mesas temáticas.  O evento recebeu para esta terceira edição 92 trabalhos, de mestrandos e doutorandos da UPF e de programas de pós-graduação stricto sensu de outras Instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais de 150 estudantes da pós-graduação e egressos se inscreveram para a mostra. A Meduc é o maior evento acadêmico do PPGEdu.

Serão realizadas mesas temáticas, sessões de apresentação de trabalhos e lançamento de livros. Grandes pesquisadores da educação estarão presentes, tais como o professor Dr. Jaime Giolo (UFFS), professora Dra. Quênia Renee Strasburg (Unisinos) e todos os professores pesquisadores do PPGEdu/UPF. Também integrando a III Meduc, será realizada a conferência “Educação e democracia em tempos de obscurantismo”, com o professor Dr. Fernando Penna (UFF-RJ). A conferência será o principal momento do evento e ocorrerá no dia 21 de novembro, às 19h20min, no Auditório da Feac. A entrada para a conferência será gratuita e aberta a toda a comunidade. 

A programação completa está disponível em https://www.upf.br/meduc/programacao.