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Grupo de pesquisa do PPGEdu realiza reunião com escolas para implantação do novo ensino médio

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes) do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) realizou, nesta sexta-feira, 2 de outubro, mais uma reunião de trabalho do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio. Na atividade, mais seis escolas piloto de implantação do novo Ensino Médio, pertencentes à 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), realizaram o relato de como o processo vem sendo desenvolvido. 

A abertura da atividade foi realizada pelo coordenador do PPGEdu/UPF, professor Dr. Altair Fávero, o qual enfatizou a importância do diálogo entre a Universidade e as escolas, compartilhando seus desafios e potencialidades. Em seguida, a coordenadora da 7ª CRE, Carine Imperator Weber, abordou como está sendo desenvolvido o projeto piloto de implantação do novo ensino médio na rede estadual e destacou a parceria com o Gepes/UPF. Em seguida, o doutorando Junior Bufon Centenaro realizou a apresentação do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio para os diretores, coordenadores e professores representantes presentes na reunião de trabalho. 

Na sequência das atividades, a doutoranda Caroline Simon coordenou os relatos dos representantes das escolas. Os diretores e coordenadores destacaram os aspectos positivos e também os desafios que se colocam diante deste processo. Além disso, enfatizaram o envolvimento da comunidade escolar desde o início da implantação. 

A coordenadora do projeto junto à 7ª CRE, professora Helena da Glória Pieri, por sua vez, destacou o diálogo que a coordenadoria tem desenvolvido com as escolas, oferecendo o suporte técnico e pedagógico necessário desde o início da implantação no novo ensino médio. Ao final, a professora Dra. Carina Tonieto fez uma síntese das exposições e a doutoranda Chaiane Bukowski apresentou os próximos passos que serão dados neste percurso investigativo e colaborativo entre escolas e o Gepes.

A reunião de trabalho integra o cronograma de pesquisas do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio, desenvolvido pelo Gepes, em parceria com a Rede EMpequisa e ao projeto nacional “A reforma do Ensino Médio com a lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”. O projeto tem como objetivo identificar, descrever e analisar os desdobramentos das reformas curriculares no âmbito do ensino médio das redes estadual e federal, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação, o papel dos atores e sujeitos do ensino médio e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas. No decorrer do semestre, novas atividades como esta serão promovidas com o objetivo de acompanhar o processo de implantação do novo ensino médio, produzir pesquisas e subsídios para auxiliar as escolas neste processo.

Participaram da reunião as seguintes escolas e seus respectivos representantes:

- EEEM Bandeirante (Guaporé), representada pela diretora Rosangela Lanzarin; 
- EEEM Francisco Argenta (Lagoa Vermelha), representada pela coordenadora Elizete Dal Prá
- EEEM Visconde de Araguaia (Coxilha), representada pela diretora Maria Dinorá Baccin de Lima; 
- EEEM Antônio Stella (Ibiraiaras), representada pela diretora Zélide Pretto Sgarbossa; 
- EEEM Senhor dos Caminhos (Tapejara), representada pela coordenadora pedagógica Tuana Lopes Canali;
- Iesta (Marau), representada pela professora Elis Regina Albano.