Pesquisa e Inovação

Grupo de estudos vinculado ao PPGEdu realiza encontro em janeiro

11/02/2020

13:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) realizou um encontro de estudos nos dias 23 e 24 de janeiro. Coordenado pelo professor Dr. Claudio Almir Dalbosco, o projeto é formado por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e acadêmicos bolsistas de iniciação científica, além de participantes convidados.

O grupo realiza encontros durante o ano letivo com periodicidade quinzenal que consiste em uma atividade pedagógico-reflexiva sobre uma temática pré-determinada e se destina a envolver professores e alunos em estudos sistemáticos e conceituais. Desde o segundo semestre de 2014, o grupo se dedica a ler, estudar, refletir, pesquisar e produzir conhecimentos sobre educação como formação humana a partir da obra A Hermenêutica do Sujeito, de Michel Foucault. 

Especificamente no encontro realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, o grupo debateu, durante quatro turnos, a temática do Eros Pedagógico, vinculando Educação e Psicanálise, a partir de textos clássicos, como a História da Sexualidade II, de Michel Foucault e o Diálogo O Banquete, de Platão. Também foram debatidos reflexivamente ensaios produzidos e ainda não publicados pelo professor Cláudio relativos à temática.

Como principais destaques relatados pelos participantes durante a avaliação do encontro, estão as repercussões acadêmicas e de convivência. No âmbito acadêmico, o encontro possibilitou o estudo metódico de textos clássicos, que muito ainda têm a oferecer no sentido de ajudar a pensar problemas educacionais contemporâneos, constituindo-se em exercício de pesquisa de primeira grandeza. No âmbito da convivência, o encontro possibilitou momentos de fortalecimento dos laços de amizade do grupo, que reuniu alegria e estudo em meio à natureza, uma vez que o encontro foi realizado no Sítio São Miguel, pertencente ao Congregação Notre Dame.