Pesquisa e Inovação

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior terá programação especial em 2021

18/03/2021

13:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, o Grupo completa 10 anos e fará uma série de atividades

Em 2021 o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, completa 10 anos. Para comemorar, uma série de atividades serão desenvolvidas ao longo do ano, envolvendo desde a formação de professores da educação básica até seminários de pesquisa com a pós-graduação. Os encontros tiveram início em fevereiro e contarão com participações de estudantes, professores e convidados nacionais e internacionais. 

De acordo com os organizadores, serão promovidas atividades com a rede municipal de ensino de Passo Fundo, com o objetivo de compartilhar com os professores os resultados das pesquisas desenvolvidas e contribuir com a formação pedagógica dos professores. A equipe pontua que em uma década de pesquisa, mais de uma dezena de publicações de livros e centenas de artigos foram publicados em periódicos nacionais e internacionais. Os encontros quinzenais do grupo também pautam a organização de uma nova coletânea que será lançada em 2022, abordando a pesquisa em Políticas Educacionais

Programação diversa

Os eventos serão guiados por quatro eixos de estudo. O primeiro, focará nas abordagens epistemológicas da pesquisa em política educacional. O segundo, nas abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em política educacional. Já o terceiro eixo estará focado nas abordagens analíticas na pesquisa em política educacional. Por fim, concluindo a etapa, uma abordagem analítica do ciclo de políticas e da teoria da ação a partir de Stephen Ball e colaboradores.

As atividades também contarão com a participação de convidados nacionais e internacionais. No dia 7 de maio, o Gepes receberá o professor Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Autor de inúmeras obras publicadas no Brasil e no exterior sobre políticas educacionais, ele é editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. 

No dia 18 de junho será a vez do professor Dr. Jorge Gorostiaga.  Docente da Universidad Nacional de San Martin – Argentina, ele presidente da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe.

Conforme o coordenador do Gepes, professor Dr. Altair Alberto Fávero, o grupo tem focado no estudo das políticas educacionais e realizado uma interlocução entre ensino superior educação básica. Nesse sentido, Fávero destaca a participação do grupo em projeto nacional de acompanhamento da implantação do novo Ensino Médio na rede pública. No âmbito regional, o Gepes firmou acordo de cooperação com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação para acompanhar o esse processo nas escolas estaduais da região de Passo Fundo. “Teremos um ano de muito trabalho, mas também de muita inspiração a partir dessa nossa caminhada de 10 anos produzindo pesquisa e fazendo essa ponte entre a escola e a universidade”, observa Fávero. 

Participam do Gepes estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, egressos do Programa de Pós-Graduação da UPF, bem como professores da educação básica e do ensino superior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, o grupo também conta com a participação de um pesquisador de Angola, atualmente doutorando do PPGEdu/UPF. Durante este período de pandemia, os encontros são realizados via Google Meet, quinzenalmente, sempre nas sextas-feiras à tarde. Todos os materiais produzidos pelo grupo podem ser acessados pelo site https://medium.com/gepes-upf .