Geral

Gepid apresenta a construção de aplicativos para estudantes de Soledade

26/09/2019

18:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes do quinto ano da Escola Estadual Capistrano de Abreu realizaram, na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, o desejo de conhecer a construção de um aplicativo. Para atender esse anseio das crianças, a acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Linda Gabrieli da Silva, que realiza estágio nessa escola, propôs trazer os estudantes à Universidade para que o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital na Educação (Gepid/UPF) apresentasse para eles a construção destas ferramentas tecnológicas, que fazem parte do cotidiano das pessoas, especialmente, das novas gerações.

Ao fazer uma pesquisa com as crianças para seu projeto de estágio, a acadêmica Linda recebeu dos seus estudantes uma série de questionamentos e curiosidades sobre como os aplicativos, em especial, os de jogos eletrônicos, são construídos. A professora da disciplina de Educação, Mídias e Tecnologia do curso de Pedagogia, Maria Augusta D'Arienzo, foi quem orientou a acadêmica a apresentar o Gepid aos estudantes. “Nesta tarde, as crianças visitaram o Grupo de Pesquisa e participaram de uma oficina sobre a construção de um aplicativo. Foi utilizada como exemplo a ferramenta Unity, que é gratuita e pode ser utilizada por qualquer pessoa para criar um aplicativo e jogos”, revelou a professora Maria Augusta, que também é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Uma ação que mostrou na prática a integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Ensino pela relação entre eu e a Linda na graduação, pesquisa por conta do Gepid e extensão pelo trabalho dos pesquisadores e dos bolsistas do Gepid com uma escola da comunidade”, destacou Maria Augusta.

Além da acadêmica Linda e da professora Maria Augusta, participaram da visita ao Gepid a professora titular da turma do quinto ano da Escola Capistrano de Abreu, Gabriela da Silva Kurtz, e a diretora da escola, Cristine Portela de Morais.