Pesquisa e Inovação

Gepes/PPGEdu realiza encontro de estudos com pesquisador da UEPG

13/05/2021

09:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Integrando a programação comemorativa aos 10 anos do grupo, na tarde do dia 7 de maio, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, realizou um encontro de estudos virtual com a participação do professor Dr. Jefferson Mainardes, que possui relevante e reconhecida atuação no campo de pesquisa em Políticas Educacionais. 

Professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 1990, na atividade Mainardes abordou como o campo das Políticas Educacionais, uma área de pesquisa relativamente nova, tem constituído seus aspectos teóricos e epistemológicos. Em especial, destacou que a metapesquisa em política educacional é uma estratégia relevante para a compreensão da situação da pesquisa no campo, ou seja, para realizar um diagnóstico acerca de como o conhecimento vem sendo produzido, bem como identificar as características, tendências, fragilidades e possíveis obstáculos para o avanço das pesquisas do campo. Esse, inclusive, é o tema do mais recente livro organizado pelo docente, intitulado “Metapesquisa no Campo da Política Educacional”, e publicado pela Editor CRV no início deste ano.

O pesquisador também considera que em virtude da contínua expansão do campo da Política Educacional no Brasil e na América Latina é necessário investir em metapesquisas, mesmo que essas tenham, inicialmente, uma dimensão mais focalizada (um conjunto de teses, de artigos, etc.). Paralelamente, segundo ele, é necessário aprofundar os modos de fazer metapesquisa no campo e os seus fundamentos teóricos, visto que se trata de uma área de pesquisa ainda pouco desenvolvida no campo. Por fim, Mainardes destacou que o conhecimento construído a partir da metapesquisa traz elementos significativos para a melhoria da pesquisa do campo e para o aperfeiçoamento contínuo da formação de pesquisadores (principalmente nos Programas de Pós-Graduação em Educação).

Conforme o coordenador do Gepes, professor Dr. Altair Alberto Fávero, é um privilégio poder contar com pesquisadores tão qualificados como Mainardes, que além de referências na área, são grandes parceiros do Gepes e do PPGEdu, contribuindo para a formação de novos pesquisadores e para a produção de conhecimentos, em especial na área das Políticas Educacionais.

Participaram do encontro on-line estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, egressos do PPGEdu, bem como pesquisadores e discentes dos programas de pós-graduação em educação da URI, da UFFS, da Unochapecó e da Unoesc, além de professores da educação básica e do ensino superior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia 18 de junho, será a vez do professor Dr. Jorge Gorostiaga. Docente da Universidad Nacional de San Martin, Argentina, ele é presidente da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe.