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GEPES e PPGEdu promovem painel de debate sobre o Ensino Médio com professores da rede estadual

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) promoveram, na terça-feira, 23 de junho, um painel sobre a reforma do Ensino Médio e os seus desdobramentos nas práticas pedagógicas das escolas. A atividade foi realizada de forma remota e foi conduzida pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero, coordenador do PPGEdu, e pelo professor Me. Júnior Bufon Centenaro, pesquisador do GEPES.

Na abertura, Fávero enfatizou a importância do diálogo da pós-graduação e da pesquisa com as escolas, compartilhando seus desafios e potencialidades. Em seguida, a coordenadora da 7ª CRE, Carine Imperator Weber, deu as boas-vindas a todos os professores e abordou como está sendo desenvolvido o projeto piloto de implantação do novo Ensino Médio na rede estadual. Também participou da atividade o vice-reitor de Graduação da UPF, Dr. Edison Alencar Casagranda, que reafirmou o compromisso da Universidade com a educação básica, especialmente com a formação de professores, destacando a importância do PPGEdu e do GEPES nesta relação de aproximação entre a universidade e as escolas.

Em sua fala, Centenaro abordou os objetivos do evento e apresentou os painelistas. O painel contou com a participação das direções de escolas estaduais de Passo Fundo: Luciane Rebonatto (diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto); Adalmir Jacobi Schaeffer (vice-diretor do Instituto Estadual Cardeal Arco Verde); Rodrigo Gomes (diretor do Instituto Estadual Cecy Leite Costa); e Teresinha Hermes (diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Prestes Guimarães). Os diretores abordaram o processo de recepção da reforma do Ensino Médio na escola, comentaram sobre atividades, ações e processos que estão sendo realizados em suas escolas e, por fim, abordaram as dificuldades, os principais desafios para um processo democrático de constituição do novo Ensino Médio.

Mais de 100 professores acompanharam o painel e participaram das discussões. Além dos professores das escolas de Passo Fundo e de integrantes do GEPES e do PPGEdu, também participaram pesquisadores da Rede EMpesquisa de outras regiões do Rio Grande do Sul e também dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Acre e Maranhão. O painel também contou com a participação de um representante da África, o professor angolano Francisco Xavier Pedro, que é integrante do GEPES e está se preparando para período de doutoramento junto ao PPGEdu/UPF.

A promoção deste painel faz parte do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio, desenvolvido pelo GEPES/UPF em parceria com a Rede EMpequisa e ao projeto nacional A reforma do Ensino Médio com a lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio. O projeto tem como objetivo identificar, descrever e analisar os desdobramentos das reformas curriculares no âmbito do Ensino Médio das redes estadual e federal, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação, o papel dos atores e sujeitos do Ensino Médio e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas.

A organização do evento foi coordenada pelo Dr. Altair Alberto Fávero, Me. Júnior Bufon Centenaro, Dra. Carina Tonieto e pelos doutorandos em Educação, Me. Chaiane Bukowski e Me. Evandro Consaltér. Ainda colaborou o representante discente do curso de mestrado do PPGEdu, Marcelo Nolli. No decorrer do segundo semestre, novos debates serão promovidos com o objetivo de acompanha o processo de implantação do novo Ensino Médio e auxiliar as escolas neste processo através do diálogo e da partilha de experiências.