Ensino

Estudante do PPGEdu realiza doutorado sanduíche na Espanha

13/10/2021

13:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Camila Boszko, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo, está em Sevilha, na Espanha, onde realiza o doutoramento na modalidade sanduíche. Contemplada com uma bolsa do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ela ficará no país por seis meses. 

Camila desenvolve atividades junto à Universidad de Sevilla (US), sob orientação do professor Rafael Porlán. Na instituição, ela participa do grupo de pesquisa sobre formação docente universitária, acompanhando o desenvolvimento do curso Formación Docente del Profesorado Universitario (FDPU). O objetivo do curso é auxiliar os professores de ensino superior a tomarem consciência de sua ação docente a partir de processos reflexivos e estimulá-los a desenvolverem ciclos de melhora docente graduais e constantes

Além disso, Camila acompanha uma das professoras que participou do curso, Gabriela Delord, na disciplina de Didáctica de Las Ciencias Experimentales, ofertada na US, visando observar a implementação do que é refletido e planejado no FDPU.

De acordo com a doutoranda, seu foco é dar seguimento à tese sobre metacognição, desenvolvida com a orientação da professora Cleci T. Werner da Rosa. “A pesquisa tem por objetivo analisar processos metacognitivos sob a luz da reflexão e, buscando respaldos nas ações desenvolvidas na US, analisar a mobilização das componentes metacognitivas nos processos reflexivos de tomada de consciência e prática docente universitária”, explica.

A escolha da Espanha como destino se justifica a partir dos estudos desenvolvidos no grupo de Sevilha, particularmente os coordenados por Porlán, adotados por Camila como referencial dos estudos envolvendo reflexão, ensino e aprendizagem desenvolvidos desde a graduação e que persistem até o doutorado. A doutoranda destaca que neste estudo será desenvolvida uma pesquisa a ser construída em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) e o Didactica e Investigación Escolar (DIE). Dessa maneira, segundo ela, laços serão estreitados e ambos os grupos terão possibilidade de desenvolverem ações e pesquisas em conjunto a partir de trocas e espelhamento de experiências. 

Além de todas as vivências acadêmicas, Camila destaca a importância da formação cultural oportunizada nesse período. “O desenvolvimento desse período sanduíche na Espanha obviamente vai agregar valor à minha tese, qualificar a minha pesquisa. Porém, com certeza, o crescimento pessoal, os processos de autoformação oportunizados ao vivenciar uma nova cultura longe de casa e sozinha, serão resultados que jamais poderão ser medidos e interpretados por método de pesquisa algum”, frisa.