Pesquisa e Inovação

Doutoranda do PPGEdu realiza intercâmbio na Itália

21/10/2019

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Patricia Carlesso Marcelino, realizou um intercâmbio de estudos em Roma, Itália, no período de 30 de setembro a 13 de outubro. A atividade teve como objetivo a especialização dela na fluência da língua italiana e também a realização de ações relacionadas com a arte, a educação, a estética e a cultura.

Patricia está finalizando sua tese de doutorado, sob a orientação do professor Dr. Eldon Henrique Muhl, com a temática relacionada com a educação e o uso do corpo em Giorgio Agamben, filósofo italiano considerado um dos maiores filósofos europeus da contemporaneidade. Ela também é estudante do curso de especialização em Arteterapia, da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF.

O intercâmbio foi realizado por meio da parceria entre a UPF Idiomas e a ACIRS, na Scuola Torre di Babele, onde a estudante foi recepcionada pelo diretor Enzo Cosentino e participou de aulas. Patricia menciona a metologia, a didática e a interatividade nas aulas como diferenciais da escola que, há 30 anos, atua no ensino de língua italiana para estrangeiros de todas as partes do mundo.

Na oportunidade, além do curso, a escola ofereceu diversas atividades especiais como visitas guiadas nos locais históricos e culturais de Roma, imersão na gastronomia, por meio de atividades especiais, e também promoveu uma viagem às famosas cidades de Assis, Orvieto, Matera e Altamura. Patricia destaca a importância da realização dos intercâmbios para o aprimoramento pessoal e profissional e enfatiza todo o apoio da coordenação do PPGEdu, através do coordenador, professor Dr. Altair Favero, como também do setor de relações internacionais da UPF. “Foi uma experiência inesquecível”, disse ela.