Ensino

Discentes do PPGEdu planejam a IV Mostra em Educação

12/04/2021

11:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Equipe de comunicação IV Meduc

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/Faed/UPF), a IV Mostra em Educação (Meduc) ocorre nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021. O evento é organizado pelos discentes do Programa e tem como objetivo principal criar espaços de socialização e discussão das pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos na pós-graduação, além de aprofundados debates acerca das questões educacionais contemporâneas.

O tema escolhido para essa edição é “O direito à educação no século XXI: formação humana e cultura digital em perspectiva". A comissão organizadora explica que a temática possui caráter atual, num contexto político e econômico de notáveis retrocessos na efetivação do direito à educação. De acordo com a comissão, pesquisadores da área da educação são constantemente desafiados a debater e investigar essa questão que, no contexto contemporâneo, adquire ainda mais relevância, seja pela crise humanitária gerada pela covid-19, seja pelo constante ataque à educação como bem público, por forças neoliberais e ultraconservadoras.

A temática será discutida a partir de três núcleos fundamentais: 1) análise do percurso histórico, dos avanços e impasses do “direito à educação” pós LDB 1996; 2) os desafios da relação entre formação humana e educação frente aos impasses na efetivação do direito à educação; 3) o papel da cultura digital diante do desafio de efetivar o direito à educação no século XXI. Além disso, em comemoração ao centenário de Paulo Freire, o evento fará um tributo ao educador e filósofo, visando honrar e reconhecer as contribuições de seu legado para a educação.

Alguns nomes já estão confirmados para o evento, entre eles o professor Dr. Jan Masschelein (KU Leuven - Bélgica), professor Dr. Maarten Simons (KU Leuven - Bélgica), professor Fernando Cássio (UFABC), professora Dra. Luiza Santos (FGV) e professor Dr. Márcio Telles. 

Mestrandos, doutorandos, egressos e pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais poderão submeter trabalhos no formato de Resumo Expandido. Se aprovados, os Resumos Expandidos serão publicados nos Anais da IV Meduc, com ISBN. Em breve, os prazos para submissão dos trabalhos serão definidos e informados, bem como demais informações sobre o formato do evento.