Pesquisa e Inovação

Curso de extensão aborda a pesquisa em política educacional e a teoria da atuação

04/08/2022

15:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Formação do Gepes/PPGEdu iniciou com lançamento de um livro

O curso de extensão “Leituras sobre a pesquisa em política educacional e a teoria da atuação”, associado a disciplina “Epistemologias da política educacional”, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), teve início na última quarta-feira, 3 de agosto. Sob a coordenação do professor Dr. Altair Alberto Fávero, o estudo busca contribuir com o campo acadêmico das políticas educacionais e com os sujeitos escolares que cotidianamente tem o desafio de transformar em ação diversas políticas educacionais, compreendendo os distintos aspectos teóricos e metodológicos da teoria de atuação.
 
Como parte inicial da formação, ocorreu o lançamento oficial do 12º livro intitulado “Leituras sobre a pesquisa em política educacional e a teoria da atuação”, organizado por Altair, Carina Tonieto, Evandro Consaltér e Junior Bufon Centenaro. A coletânea é resultado parcial dos estudos e investigações que aconteceram junto ao Gepes, no ano de 2021. O curso e a disciplina têm por base central os textos que compõem o 12º livro do Gepes.
 
O primeiro encontro, realizado via Google Meet, contou com a participação de 71 pessoas, oriundas de diversas cidades da região. Ele foi coordenado pelo doutorando Junior Bufon Centenaro, tendo como conferencista o professor Dr. Jefferson Mainardes, que é professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do PPGEdu (Mestrado e Doutorado).
 
O professor Mainardes, motivado pelo primeiro capítulo da coletânea “Contribuições da teoria da atuação para a pesquisa em políticas educacionais”, de sua autoria, apresentou um panorama da teoria da atuação e sua vinculação com o ciclo de políticas. Também, destacou algumas das principais contribuições da teoria da atuação para a pesquisa em Políticas Educacionais, dentre elas: a expansão do foco da pesquisa e da concepção de contexto da prática; síntese e integração de dados; e que as políticas não são meramente implementadas, por isso a importância da escola e dos professores como promotores de políticas.
 
Os oito encontros acontecerão todas as quartas-feiras, de agosto a setembro, de forma síncrona e posteriormente serão disponibilizados no Canal do Youtube para os que se interessarem em aprofundar a temática e para futuros trabalhos no PPGEdu. A coletânea já teve 1.835 leituras e pode ser acessada AQUI.