Ensino

Coordenador do PPGEdu realiza conferência para estudantes da Universidade do México

05/04/2021

14:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estreitando relações e promovendo a troca de conhecimentos, o professor Dr. Altair Fávero, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, proferiu uma conferência para estudantes do mestrado em Educação e da graduação em Pedagogia da Universidade de Colma (Ucol), do México. O encontro ocorreu no dia 24 de março, de forma on-line. 

A conferência, realizada via Google Meet, também foi acompanhada pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), por alunos do PPGEdu/UPF e também por professores de educação básica das redes públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Fávero, que também coordena o Gepes, abordou o tema “Pedagogia Freireana e o educar para a autonomia”. De acordo com ele, neste ano, em que se comemora o centenário do nascimento de Paulo Freire, os estudos de sua obra, em âmbito mundial, têm sido pautados em eventos acadêmicos e de pesquisa, como referência para uma pedagogia crítica e libertadora. 

O coordenador explica que Freire estrutura seu pensamento em uma pedagogia em que a ação humana deve retornar a uma prática de liberdade. “A prática da liberdade só encontrará expressão adequada numa pedagogia em que os oprimidos sejam capazes de se descobrir e se conquistar reflexivamente como sujeitos de seu destino histórico”, destacou Fávero.

A conferência fez parte de convênio firmado entre a UPF e a Ucol e seus programas de pós-graduação em Educação, e atende ao convite do Corpo Acadêmico de Formação Docente do Departamento de Educação da Ucol, coordenado pelo professor e pesquisador Dr. Jaime Moreles Vazquez, que fez a mediação da conferência. 

Internacionalização do PPGedu
Em 2018, o professor Dr. Altair Fávero esteve presencialmente na Ucol realizando uma série de atividades e minicursos com os alunos da pós-graduação em educação. 

Conforme destacado por Moreles Vazquez, as atividades desenvolvidas por Fávero junto a Ucol têm contribuído significativamente para a qualificação das práticas pedagógicas, de pesquisa e para a formação de novos pesquisadores. Para Fávero, essas atividades possibilitam o avanço nas relações e nos vínculos institucionais entre as instituições, favorecem a internacionalização do PPGEdu e possibilitam intercâmbios acadêmicos na medida em que aproximam os grupos de pesquisa das duas instituições. 

A UPF firmou convênio com a Universidade de Colima em 2014, e, desde então, tem realizado atividades anuais de intercâmbio de pesquisadores.