Pesquisa e Inovação

Coordenador do PPGEdu realiza conferência em seminário de formação pedagógica

18/11/2019

11:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: @proroberto e Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), Dr. Altair Alberto Fávero, esteve presente como conferencista de abertura do I Seminário da Formação Pedagógica e Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação. A atividade foi realizada no dia 25 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão.

O evento protagonizado pelos discentes dos cursos de formação pedagógica e pós-graduação do IFRS Campus Sertão teve como tema “A formação de professores no contexto atual das políticas educacionais brasileiras”. Durante a conferência, Fávero falou acerca da temática “Da técnica à docência: a construção de bacharéis e tecnólogos como profissionais da educação”. Ele iniciou trazendo uma reflexão acerca do que está sendo deixado para as próximas gerações e citando Denis Jeambar e Jacqueline Rémy (livro “Nossos filhos nos odiarão”): “Uma sociedade que não cuida de seu futuro é uma sociedade que não ama seus filhos”. A partir dessa reflexão, o docente destacou as sociedades complexas e plurais e como os sujeitos que vivem nelas se constituem enquanto profissionais da educação. Também apontou a atual crise pela qual a educação brasileira passa e o contexto atual em que está inserida, fazendo um resgate da formação de cada sujeito enquanto ser humano e professor.

Segundo ele, o evento apontou elementos importantes para que se possa entender o contexto e a crise educacional que o Brasil vive, tendo a participação de docentes e discentes de diversas instituições públicas e privadas da região, além de técnicos e demais servidores do Instituto Federal. Além de Fávero, o Seminário também contou com a presença da professora do PPGEdu, Dra. Rosimar Esquinsani, e de seu orientando, doutorando Sidinei Cruz Sobrinho, que compuseram uma mesa redonda sobre políticas educacionais. Ainda participaram do evento a doutoranda Maria Augusta D’arienzo, que ministrou a oficina de Metodologias Ativas, o mestrando Mario Junges e a doutoranda Flávia Stefanello (integrante do GEPES), discentes do IFRS Campus Sertão e organizadores do Simpósio.

Além da conferência de abertura, no sábado (26), o Seminário proporcionou aos participantes uma mesa redonda sobre políticas educacionais, apresentação oral de trabalhos e projetos na área da educação, e três oficinas relacionadas a metodologias e estratégias para a sala de aula.