Pesquisa e Inovação

Colóquio Internacional Formação Humana e Educação ocorre em agosto na UPF

18/07/2019

10:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Inscrições devem ser feitas no local do evento

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) promove o Colóquio Internacional “Formação Humana (Bildung) e Educação”, movimentando estudantes, professores e pesquisadores do Brasil, Alemanha e Argentina. As atividades ocorrem no Auditório do Programa, junto à Faculdade de Educação (Faed), Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições devem ser feitas no local.

No dia 29 de agosto as atividades têm início à tarde, das 14h às 17h30min, com a conferência “Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência”. A conferencista será o professor Dr. Hans-Georg Flickinger, da Universidade de Kassel (Alemanha), com moderação do professor da UPF, Dr. Edison Casagranda.

Às 18h, antecedendo a conferência, ocorre o lançamento de alguns livros, com destaque para a obra “Formação Humana (Bildung): despedida ou renascimento”, organizado pelos professores Dr. Claudio Dalbossco, Dr. Eldon Mühl e Hans-Georg Flickinger.

À noite, as atividades ocorrem das 19h20min às 22h. O tema será “Justiça social, democracia e educação”. A conferencista será a professora Dra. Margarita Sgró, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Argentina). O moderador será o professor da UPF, Dr. Ângelo Cenci.

No dia 30, as ações iniciam pela manhã, das 8h30min às 11h30min, com a conferência “Ética e formação: um vínculo irrenunciável”. A palestrante será a professora Dra. Nadja Hermann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da PUC/RS, mediada pelo professor Dr. Claudio Dalbosco.

À tarde, das 14h às 17h, ocorre a conferência “Racionalidade sistêmica e formação humana”, com o professor Dr. Pedro Goergen da Unicamp (Campinas), moderada pelo professor Dr. Eldon Mühl.

Aos inscritos será concedido um certificado de 20h de atividades extracurriculares. Informações pelo e-mail ppgedu@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8295.