Ensino

A formação humana e a educação são debatidas em colóquio internacional da UPF

29/08/2019

18:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, reunindo pesquisadores e palestrantes internacionais

A educação vem passando por um processo de transformação, contudo, além de se discutir os processos e as metodologias de aprendizagem, se faz cada dia mais necessária a discussão da formação humana por meio da educação.  “Pedagogia formal e pedagogia social em mútua dependência” foi a temática abordada durante a abertura do colóquio internacional “Formação humana (Buildung) e educação”, realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), no Campus I. 

De acordo com o conferencista alemão Dr. Hans Georg Flickinger, da Universidade de Kassel/ Alemanha, a pedagogia social tem uma tradição em seu país, datando do século XIX e sendo impulsionada por grupos e instituições. “O mais importante é fazer da educação um espaço da experiência social, pois, na medida em que o que chamamos de sistema ‘intramuros’, perde de vista essa experiência e estingue-se um importante campo de experiências sociais fora dele”, explicou. 

Conforme Flickinger, instituições “intramuros” possuem diretrizes, em um espaço formal dentro da escola e esse lugar está sendo submetido ao sistema político, o que é prejudicial quando a avaliação é feita com base em parâmetros econômicos. “Na medida em que estão submetidas a esses critérios, escola e universidades perdem de vista o caráter de educação como espaços de experiências sociais, independentemente de diretrizes cada vez mais radicalizadas nessas instituições”, pontuou. 

Outra questão abordada pelo palestrante é a importância de trabalhar em conjunto a pedagogia social com a assistência social, pois é algo que já vem sendo desenvolvido desde a década de 1960 na Alemanha, mas que, no Brasil, enfrenta muita dificuldade de aplicação.

PPGEdu
O colóquio internacional é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Participaram da abertura do evento o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, e o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda.  

De acordo com Thomé, esse evento é mais uma importante ação de internacionalização promovida pela Universidade. “A UPF vem se consolidando na pesquisa e precisa passar pela fase de internacionalização, então, estamos muito felizes com o PPGEdu, que é um programa maduro, consolidado e que está promovendo um evento dessa importância. Esperamos que a gente consiga ampliar essas experiências para demais programas”, disse. 

De acordo com o coordenador do colóquio, professor Dr. Claudio Dalbosco, o PPGEdu mantém dois convênios internacionais que contribuíram para a realização do evento. “Há um conjunto de atividades desenvolvidas que foram possibilitadas por esses convênios, tanto na Alemanha quanto na Argentina. Esse colóquio está dentro de uma sequência de atividades, que preveem eventos e publicações sobre a temática da formação”, explicou.  

O coordenador do PPGEdu, professor Dr.  Altair Alberto Fávero, salientou que o programa busca a excelência, tendo conquistado o conceito 5 junto ao Ministério da Educação (MEC).  Além disso, Fávero destacou que o colóquio integra ações de internacionalização do Programa, sendo uma oportunidade para que pesquisadores tenham acesso a pesquisas relacionadas à educação. “Pensar sobre a formação humana e a educação retomando a expressão da ‘Buildung’ – que é o termo em alemão para expressar a ideia de formação – é extremamente oportuna principalmente em tempos como os nossos, que mudou muito em tecnologia e formações, mas ainda está aquém no que refere à formação humana enquanto tal”, observou. 

A palestra de Flickinger contou com a mediação do professor Dr. Angelo Vitório Cenci, que também coordena uma das linhas de pesquisa do PPGEdu. 

Conferências

Na quinta-feira, 29 de agosto, também aconteceu a conferência intitulada “Justiça social, democracia e educação”, proferida pela professora Dra. Margarita Sgró, da UNCPBA,  Argentina. A programação do Colóquio contemplou ainda o lançamento de obras, com destaque para o livro “Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento”, organizado pelos professores do PPGEdu Dr. Claudio A. Dalbosco e Dr. Eldon H. Mühl, e pelo professor da Universidade de Kassel, Dr. Hans-Georg Flickinger.

Na sexta-feira, 30 de agosto, pela parte da manhã, o Colóquio contou com a participação da professora Dra. Nadja Hermann, da UFRGS/PUCRS, que abordou o tema “Ética e formação: um vínculo irrenunciável”. No turno da tarde, como atividade prevista na agenda do Gepes, os integrantes prestigiaram a conferência de encerramento do Colóquio, ministrada pelo professor Dr. Pedro Goergen, da Unicamp/Uniso, com o tema “Racionalidade sistêmica e formação humana”. Todas as atividades do Colóquio foram desenvolvidas no auditório da Faed.