Pesquisa e Inovação

UPF sedia o I Encontro sobre História e Filosofia no Ensino de Física

04/06/2021

09:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação, sediou virtualmente, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o I Encontro sobre História e Filosofia no Ensino de Física

O evento organizado pela UPF, juntamente com a UFRGS, PUCRS e IFPR – Campus Foz do Iguaçu, contou com a participação de importantes nomes vinculados a História da Ciência, como o pesquisador Dr. Olival Freire, da Universidade Federal da Bahia; Dr. Ricardo Karam, da Universidade de Copenhague – Dinamarca; Dra. Andreia Guerra, do CEFET-RJ e presidente do International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST); Dr. Agustín Adúriz-Bravo, da Universidad de Buenos Aires; Dr. Ivã Gurgel, da Universidade de São Paulo, entre outros convidados.

Na organização geral do evento, atuaram os doutores Nathan Lima (UFRGS) e Cleci T. Werner da Rosa (UPF), que salientaram, entre outros aspectos, a importância do evento. Para eles, a atividade se tornou um marco para a comunidade de pesquisadores vinculados ao ensino de Física e que abordam a temática da História e Filosofia da Ciência, fortalecendo parcerias e o debate construtivo e reflexivo sobre o ensino de Física e a Educação em Ciências de uma forma geral. 

Os debates trazidos no evento envolveram discussões como os fundamentos da interpretação da Física Quântica, o uso de fontes primárias no ensino de Física, questões epistemológicas e sua relação com a ciência e o ensino, perspectivas historiográficas vinculadas a história da ciência e seu ensino. Somado a essas discussões, foram realizados minicursos e dez sessões de apresentação de trabalhos. 

O evento teve a participação de 130 inscritos e 48 trabalhos submetidos. As palestras e mesas redondas estão disponibilizadas no canal do evento no YouTube - História e Filosofia no Ensino de Física.  

O conteúdo também pode ser acessado via página do evento.