Ensino

UPF promove palestra sobre computação quântica

29/04/2019

18:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na noite de sexta-feira, 26 de abril, uma palestra com a professora Dra. Sandra Denise Prado que abordou o tema “Computação quântica: a segunda revolução”.  O evento ocorreu no auditório do Laboratório Central de Informática (LCI), no Campus I da UPF. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), professora Dra. Cleci Werner da Rosa, o evento foi uma oportunidade para que acadêmicos da pós-graduação e de diferentes cursos aprofundassem seus conhecimentos. “Recebemos dois professores do Instituto de Física da UFRGS que vieram para participar de uma banca de defesa de um aluno do PPGECM, então, aproveitamos a oportunidade para promover duas palestras, uma de tarde e outra à noite, relacionadas às temáticas estudadas no Programa e por alguns cursos de graduação”, explicou. 

De acordo com a palestrante, a física quântica é diferente da trabalhada na escola, que é chamada da “escola macroscópica”, pois ela estuda dimensões muito menores. “A física quântica nasceu para descrever a interação atômica, como o átomo se forma, as propriedades dos átomos e física da escala microscópica. Os transistores, os semicondutores, a supercondutividade, tudo isso que a gente usa no dia a dia é baseado na física quântica”, disse a professora Sandra.

O Programa também promoveu, na tarde do dia 26 de abril, uma palestra com o professor Dr. Johnny Ferraz Dias, que atua como professor colaborador do PPGECM e que falou sobre a ciência forense aplicada à engenharia de alimentos.