Pesquisa e Inovação

Produção científica UPF: aliando qualidade e quantidade

20/05/2020

12:33

Por: Caroline Simor

Fotos: Leonardo Andreoli

Em um ano, programas de pós-graduação produziram quase 700 artigos científicos, publicados em revistas renomadas mundialmente

Com 52 anos de história, a Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência nas mais diversas áreas. Não é diferente quando o tema é produção científica e geração de conhecimento. Dados levantados por pesquisadores que integram a equipe da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, mostram que, em apenas um ano, foram quase 700 artigos científicos produzidos e publicados em revistas de renome nacional e internacional.

Com incentivo institucional e o empenho institucional em qualificar o quadro docente, a UPF colocou em andamento 15 programas de mestrado, nove doutorados e oito estágios pós-doutorais. Para o vice-reitor da pasta, professor Dr. Antônio Thomé, os números mostram a consolidação da Instituição na pesquisa e na produção do conhecimento. “Na gestão anterior, efetivamos 15 programas de pós-graduação e muitos professores tiveram o incentivo da instituição para buscar a qualificação. Isso segue sendo feito e mostra o comprometimento da Universidade, qualificando e potencializando a produção científica. Vemos esses reflexos com as publicações em nível internacional”, destacou, ressaltando que, nesse momento, a Instituição se destaca como a principal no norte do Estado em produção de pesquisa, geração de conhecimento e de formação de recursos humanos.

Ex-vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e pesquisador atuante, o professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos destaca a importância dos números de produção. Segundo ele, os 672 artigos referem-se à produção de apenas 152 docentes que atuam nos programas. “É muito relevante esse montante de artigos científicos publicados pelos docentes da UPF em apenas um ano. São quase 700 artigos das mais variadas áreas que colocam a Instituição em um patamar muito superior, reforçando nosso papel de geradores de conhecimento”, pontuou.

Programas com inscrições abertas
Para quem deseja qualificar-se e tornar-se um gerador de conhecimentos, diversas oportunidades estão abertas nos programas de Mestrado e Doutorado. Com períodos de inscrições específicos, estão abertos os processos seletivos para os Programas de Pós-Graduação em Educação, Envelhecimento Humano, História, Projeto e Processos de Fabricação, Bioexperimentação e Computação Aplicada.

Saiba mais acessando www.upf.br/ensino.