Pesquisa e Inovação

O ensino de ciências e os desafios pautam a aula magna do PPGEM

07/05/2021

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Programa de Ensino de Ciências e Matemática reuniu mestrandos, doutorando, egressos e professores para o evento

Com mais de 60 dissertações apresentadas desde a sua estruturação, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) deu início, na tarde desta sexta-feira, dia 7 de maio, a mais um ano letivo. A atividade contou com a palestra do professor Dr. Marco Moreira, referência na construção de mestrados e doutorados profissionais, abordando o tema “Ensino de Ciências e os desafios”.

Em nome de todo o corpo docente, a coordenadora do Programa, professora Dra. Cleci Werner da Rosa, deu as boas-vindas a todos e agradeceu a participação do público de quase 100 pessoas. Durante sua fala, destacou os desafios vividos pela equipe que tirou do papel tanto o mestrado quanto o doutorado e reforçou o empenho de todos para que o PPGECM fosse hoje a referência que é. “Ainda que tenhamos uma caminhada nova, temos o nosso doutorado, consolidado já com uma grande turma. Nosso mais recente desafio foi adequar o Programa, tornando nosso currículo mais dinâmico e moderno, com atividades remotas e presenciais, alcançando mais profissionais e construindo ainda mais conhecimento. A todo instante somos incentivados e motivados a sair da zona de conforto e isso tem feito o Programa crescer e evoluir”, pontuou, ressaltando que hoje são mais de 70 estudantes envolvidos e 13 estados representados.

Presente na abertura, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, frisou que, para ele, a realização de cursos stricto sensu é uma divisão de águas na vida de qualquer profissional. À frente da pasta de Pesquisa e Pós-Graduação quando da criação do doutorado, Thomé destacou que a Universidade está sempre em movimento e que isso transforma ideias em realizações. “Este é um momento muito especial. Em 2020 todos os programas passaram por reformulações e isso foi um grande desafio para todos, com grandes mudanças na forma como os cursos têm seu andamento. Hoje vemos os programas, como o PPGECM, acompanhando as mudanças do mundo e atendendo as necessidades e, principalmente, colocando em prática o objetivo do modelo híbrido que é levar o conhecimento sem considerar os limites geográficos”, observou. 

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, também esteve presente no início do evento. 

Um evento que marca a passagem no tempo

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, a aula magna é um marco para o PPGECM, uma vez que reúne uma grande equipe que faz parte de uma trajetória de sucesso. Ao destacar a importância do encontro, ele se disse feliz e orgulhoso. “Estar presente neste momento me deixa particularmente feliz e orgulhoso. Primeiro por fazer parte deste marco, consolidando já um doutorado, mesmo diante dos desafios. Feliz em estar junto a um programa sensível às necessidades locais, regionais e agora diante das realidades do país. Orgulhoso em fazer parte de um grupo que acredita que o ensino é a peça chave para melhorar a realidade em que vivemos. Feliz de ser um profissional da área da física, da matemática, que olha para as realidades das escolas, propondo soluções e alternativas de melhoria”, frisou, reforçando que o Instituto acredita no conceito de que a aprendizagem dos estudantes passa pela ligação do que é ensinado em sala de aula até a realidade vivenciada no dia-a-dia.

O palestrante iniciou sua fala agradecendo o carinho e o reconhecimento. Marco Antônio Moreira é considerado um dos nomes mais expressivos quando o assunto é mestrados e doutorados profissionais.  Grande incentivados do PPGECM, ele destacou a felicidade em ver que o sonho se tornou realidade. “Fico feliz em ver que o programa está evoluindo de forma tão ativa. Tivemos resistência no mundo acadêmico para colocar em prática os doutorados profissionais, mas o Programa da UPF é um exemplo de como ele pode ser feito, e não apenas isso, como ele pode dar certo e produzir frutos. Indiretamente participei do início dessa caminhada e fico realizado em saber que a evolução está ocorrendo”, pontuou.

Sobre a palestra, Moreira abordou o “Ensino de ciências e dos desafios”. Para ele, a ciência permeia a vida de todas as pessoas, e em cada ramo e com suas identidades, todas elas impactam na vida. “Aprender a ciência é um direito do cidadão. Seu aprendizado tira o cidadão do senso comum e faz com que as pessoas possam ter uma visão mais crítica da realidade que os cerca. Ela explica fenômenos, ela desperta e, o seu aprendizado, deve facilitar a compreensão de todos esses processos”, disse.