Pesquisa e Inovação

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

25/09/2018

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) divulga o edital do processo de seleção para ingresso de discentes em seu curso de Mestrado Profissional. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 23 de novembro, mediante o preenchimento da ficha cadastral disponível aqui.

Podem se candidatar ao curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática portadores de diploma de curso de graduação devidamente registrado, obtido em cursos reconhecidos pelo MEC. Os candidatos com colação de grau prevista para ocorrer antes do início do primeiro semestre letivo de 2019 poderão se inscrever no processo seletivo mediante a apresentação de atestado de previsão de conclusão de curso de graduação, expedido pela instituição de origem, devendo comprovar colação de grau no ato da matrícula, caso selecionados. A efetivação da inscrição ocorrerá mediante a entrega da documentação disponível no edital.

Seleção
O processo de seleção constará de duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório. Esta consistirá na realização de uma prova, na forma de texto dissertativo, que ocorrerá no dia 30 de novembro, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF (prédio B2), com início às 14h e término às 17h. A segunda etapa do processo seletivo será realizada mediante entrevista e análise do currículo Lattes e de memorial descritivo. As entrevistas acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. A lista dos aprovados no processo seletivo será divulgada no endereço eletrônico ppgecm.upf.br, a partir de 10 de dezembro. Ao todo, doze vagas são ofertadas para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

O curso
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) é um curso de pós-graduação stricto sensu, modalidade profissional, reconhecido pela Capes e vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo. O Mestrado tem caráter de preparação para o exercício do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente. Suas linhas de pesquisa são: “Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática” e “Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática”.

Mais informações podem ser obtidas em ppgecm.upf.br.