Pesquisa e Inovação

III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais ocorre em novembro

18/09/2018

18:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento tem como objetivo apresentar, avaliar e validar produtos educacionais relacionados a práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar em diferentes áreas

Em novembro, a Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia a terceira edição da Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais. O evento, bianual, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Instituição, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates e com o Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) da URI e tem como objetivo apresentar, avaliar e validar produtos educacionais relacionados a práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e afins. Além disso, se propõe a promover uma reflexão sobre a importância e a repercussão das práticas pedagógicas associadas aos produtos educacionais presentes no sistema educacional. O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). 

Durante o evento, professores das redes de ensino, estudantes de graduação, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, especialmente os vinculados aos mestrados profissionais, terão a oportunidade de discutir os produtos educacionais associados a suas práticas pedagógicas. Nesta edição, o evento será constituído por uma palestra de abertura e uma mesa redonda com integrantes de programas de mestrados profissionais. Além desses momentos, a Mostra também terá a seção de comunicações orais, para validação de produtos educacionais, relatos de experiência e seção de pôsteres.

De acordo com a coordenadora geral do evento, professora Dra. Aline Locatelli, em sua amplitude, a Mostra busca oportunizar diálogos com os diferentes segmentos educacionais, desde os professores que atuam na educação básica, até pesquisadores envolvidos com a pós-graduação. “É uma oportunidade de repensar práticas pedagógicas de forma a buscar qualificação no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares”, explicou. Ainda segundo a coordenadora, o foco está em relatar ação construída pela prática pedagógica na forma de produtos educacionais e buscar fomentar novas pesquisas em função de demandas que têm sua origem na educação básica. “Tais produtos, apesar de se constituírem como objeto dos mestrados profissionais, não são de sua exclusividade, uma vez que os professores da educação básica e das licenciaturas recorrem a esses instrumentos didáticos independentemente de estarem ou não realizando curso de mestrado profissional. Além disso, sabemos que os professores nessa condição dificilmente divulgam ou socializam esses produtos, o que pode ocorrer em razão da falta de incentivo durante os cursos de formação inicial e da pouca oportunidade de expor e publicar o que fazem”, argumentou. 

Interessados em participar do evento como ouvintes têm até o dia 6 de novembro para realizar sua inscrição. Ela pode ser feita pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para eventos. Já o prazo para o envio de trabalhos encerra no dia 19 de outubro. Todas as informações sobre o envio de trabalhos estão disponíveis no site upf.br/mostragaucha