Ensino

Gepid Learning Space inaugura infraestrutura de videoconferência própria

14/12/2018

18:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Defesas de mestrado e doutorado contam com recursos tecnológicos de alto nível

O Gepid Learning Space, espaço de aprendizado criado pelo Grupo de Pesquisa em Cultura Digital, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Gepid/Iceg/UPF), contabilizou, nesta sexta-feira, 14 de dezembro, 47 defesas de mestrado e doutorado nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Nesta data, a estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Milene Giaretta, defendeu a dissertação intitulada "O Programa Escola de Hackers e sua contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Ensino Fundamental".

A banca foi composta pelos professores da UPF Dr. Marco Antônio Sandini Trentin e Dr. Adriano Canabarro Teixeira; e pelo professor. Dr. Adão Caron Cambraia, do Instituto Federal Farroupilha. Cambraia participou a partir da infraestrutura para videoconferência criada no próprio Gepid.

Segundo o professor Teixeira, a apresentação da banca por videoconferência foi um sucesso.  "Com recursos humanos e tecnológicos simples, conseguimos realizar uma videoconferência com alto nível de qualidade e interação entre os participantes. O processo envolveu custo zero, uma vez que utilizamos o Google Hangouts, com dois televisores, um projetor e uma webcam comum para compartilhar vídeo, áudio e apresentação de Milene", disse.

Solução eficiente
Para o professor, o significado dessa experiência aponta que a vantagem dessa solução é que ela é efetiva. “Além de ser extremamente simples, democratiza, desburocratiza, flexibiliza e qualifica o processo de gerenciamento de videoconferências, uma vez que, ao final do processo, temos o vídeo gravado e disponível para ser revisto em qualquer outro momento ou situação", pontuou.

Para Teixeira, quando se aborda o contexto da Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, se aborda a necessidade urgente de utilização de recursos de suporte ao ensino híbrido nas escolas brasileiras, e a solução construída pelo Gepid é mais uma contribuição na implementação de tecnologias na educação.