Pesquisa e Inovação

Experiências pedagógicas são destaque em evento do PPGECM

10/08/2022

11:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), além de ser um curso que permite uma formação prática, também oportuniza a troca de experiências com profissionais da educação de várias partes do país. Esse diferencial foi colocado em destaque na última semana de julho, quando doutorandos de diversos estados compartilharam vivências em um encontro presencial realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento intitulado “Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: retratos do Brasil”, foi coordenado pelo Dr. Adriano Pasqualotti e contou com os relatos de três experiências desenvolvidas em diferentes estados brasileiros e quem têm feito a diferença em suas comunidades. Participaram do evento os docentes do programa e os doutorandos da turma 2021. Além disso, os acadêmicos e toda comunidade pode acompanhar o relato pelo YouTube que transmitiu em tempo real o evento. 

Entre os relatos, esteve o trabalho das doutorandas Glesiane Viana e Anita Lima Pimenta. Elas apresentaram o projeto “Espaço Matemática e Ciência da Universidade do Estado de Minas Gerais: interfaces entre o ensino de Ciências e Matemática”. Em suas falas, contextualizaram o funcionamento dentro da extensão na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no formato de espaço não formal de ensino destinado a professores e alunos da educação básica. Com o objetivo de promover a Educação Científica e Matemática de seus participantes, o projeto promove atividades no formato de exposições interativas e oficinas com construção de material concreto onde se busca a multi e a interdisciplinaridade entre Ciências e Matemática. Na UEMG, Glesiane e Anita são coordenadoras de projetos de extensão.

O Clube de Ciências Decolar foi a experiência trazida pela doutoranda Andréia Vaz Gomes. O projeto, aplicado na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso, ocorre em uma escola da rede pública estadual. O projeto tem por objetivo criar espaço para introduzir a iniciação científica por meio do ensino por investigação, tornando os alunos protagonistas na construção de uma aprendizagem significativa, levantando problemáticas, buscando soluções para diferentes problemas apresentados, de modo a levá-los a autonomia e inovação. O clube tem se consolidado ao longo dos anos, recebendo premiações a níveis estaduais e nacionais, o que o torna referência para os jovens da região.

O terceiro relato do evento foi sobre o SOME – Inclusão educacional dos povos das águas ribeirinhas, das florestas, do campo, quilombolas e indígenas. Elaborado pelo doutorando Raimundo Gomes de Souza, o SOME representa uma política exitosa de inclusão social que ocorre no interior do Estado do Pará desde 1980, levando educação aos lugares mais distantes e de difícil acesso da Amazônia paraense. Os estudantes do Ensino Médio, filhos dos povos das águas, das matas e florestas, do campo, quilombolas e indígenas são atendidos nos locais em que vivem. Os professores passam períodos nessas localidades e ministram aulas concentradas, oportunizando que todos tenham acesso à escola. As atividades do ano letivo são estruturadas em 4 módulos e cada módulo ocorre em aproximadamente 50 dias, envolvendo todos os componentes curriculares do Ensino Médio. Raimundo, é egresso do SOME e hoje professor.
 
O PPGECM
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da UPF, conta com cursos de Mestrado e Doutorado. O programa objetiva proporcionar a qualificação profissional dos professores de Ciências, Matemática e afins, por meio da análise crítica e fundamentada dos processos educativos, oportunizando a realização de pesquisa associada a práticas de intervenção pedagógica, em consonância com o desenvolvimento de produtos educacionais que contribuam para a melhoria do ensino e da aprendizagem nos diversos contextos e níveis educacionais

Para a então coordenadora do Programa, professora Cleci Werner da Rosa, os momentos agregam na formação, na qualificação dos processos e na melhoria da educação no Brasil. “As atividades são desenvolvidas de forma a possibilitar que professores de diferentes regiões do país venham a se integrar com a comunidade regional de Passo Fundo e cursar mestrado e doutorado. Além das atividades curriculares do programa, contamos com espaços para socialização de experiências e vivências, o que torna o programa um diferencial no contexto da formação de professores de ciências e matemática”, observa.