Pesquisa e Inovação

UPF integra programação do X Encontro Internacional do Conpedi na Universidade de Valência

06/09/2019

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está envolvida na realização do X Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), que acontece na Universidade de Valência, Espanha.  Tendo como tema geral “Crise do estado social”, o evento acontece até esta sexta-feira, 6 de setembro, com uma programação de painéis que têm a participação de representantes de várias instituições, dentre elas, a UPF.

A coordenação do Encontro está sob a responsabilidade do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) da UPF, Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, e do professor da Universidade de Valência (UPF) e colaborador da UPF, Roberto Alfonso Viciano Pastor. Ambos ministraram um painel sobre a temática “Crises da democracia na américa latina e europa”, o qual também contou com a presença dos professores Dr. Marcos Leite Garcia (UPF/UNIVALI) e Dr. Rubén Martínez Dalmau (UV).

Além deles, a professora Dra. Gabriela Werner Oliveira (UPF) ministrou o painel “Impactos do direito penal e a crise do estado social” juntamente com os professores Dra. Lucía Martínez Garay (UV), Dr Ignacio Comes Raga (UV) e Dr. Matheus Felipe De Castro (UFSC). Já o painel “Constituição e a crise do estado social” teve como painelistas os professores Dr. Paulo Márcio da Cruz (UPF/UNIVALI), Dr. Luis Jimena Quesada (UV), Fernando Flores (UV) e Dr. José Alcebiades De Oliveira Junior (UFRGS/URI).

A UPF ainda foi representada no painel “História e filosofia do direito e a gêneses da crise do estado social” através do professor Dr. Leonel Severo Rocha (UPF/UNISINOS), que explorou o tema com os professores Dra. Maria José Añón Roig (UV), Dr. Francisco Javier Palao Gil (UV) e Dr. Fernando Antonio De Carvalho Dantas (UFG). Por fim, o professor Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo (UPF/UFSM) foi painelista do painel “Impactos do direito ambiental e a crise do estado social”. Também participaram os professores Guilhermo Palao Moreno (UV), Dr. Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM), Dra. Germana De Oliveira Moraes (UFC) e Jose Everton da Silva (UNIVALI).