Ensino

Professor da UPF ministra módulo em programa de mestrado na Guatemala

16/07/2018

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o professor Dr. Gabriel Divan, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF), foi convidado para ministrar um dos módulos do Programa de Maestría en Criminología Aplicada da Universidad San Carlos, da Guatemala. As atividades ocorreram de 24 a 30 de junho.

De acordo com Divan, o programa forma mestres com foco em diversos campos das ciências criminais e conta com professores de toda a América Latina, promovendo um intercâmbio internacional importante. Além disso, sob a coordenação e o convite do professor Cesar Landelino Franco (Gua), Divan participou como avaliador de duas bancas de Doutorado do Programa de Doctorado en Derecho da mesma universidade, ao lado dos professores José Hector Carreón (Mex) e Óscar Cruz (Gua).

Ele lembra que o convite surgiu a partir de contato da coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidad San Carlos com professores brasileiros, em grande parte, aqueles integrantes do Grupo Brasileiro de Criminologia Crítica.

Segundo o professor, além da experiência docente internacional, a participação permite abrir portas para um maior intercâmbio com pesquisadores brasileiros. “Se percebe claramente a questão da língua como preponderante para pesquisadores e instituições de língua espanhola manterem um ambiente de troca, contato e visitação constante, que por vezes não ganha eco em relação ao Brasil, mesmo com a proximidade de nosso país ao restante das Américas”, destacou.