Ensino

PPGDireito debate os direitos humanos e a responsabilidade de entidades não estatais

12/09/2018

19:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

O Programada de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF) promoveu, no fim da tarde desta quarta-feira, dia 12 de setembro, uma palestra com o professor Javier Iñigo Echaide, da Universidade de Buenos Aires. Com o tema “Derechos humanos y la responsabilidad internacional de entes no estatales”, o evento ocorreu no Anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Direito, com a presença de estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa.  Assim como do diretor da FD, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, e do vice-diretor, professor Dr. Giovani Corralo. 

O diretor da FD destacou o tema da palestra e a presença de membros do Comissão de Direitos Humanos da UPF. “Nós temos tido uma semana com muitos eventos na Faculdade de Direito e estamos muito lisonjeados com a presença do professor Javier e temos certeza de que será lembrado por muito tempo. No Brasil esse tema nos diz muito respeito”, destacou. 

Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires, com especialização em Direito Internacional, Echaide é professor na Universidade Argentina da Empresa, na Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Lomas de Zamora e na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Em sua fala, Echaide compartilhou um pouco dos resultados das pesquisas que desenvolve na Universidade de Buenos Aires com foco na água, mas também vinculado a direitos humanos e Direito Internacional de forma geral. 

Na opinião do professor, a produção científica, em âmbito universitário, é importantíssima para todos os países da região do Brasil e da Argentina. “Se quisermos ser uma região de potência a nível mundial temos que nos capacitar, temos que nos formar, precisamos de pessoas capacitadas e formadas e que façam pesquisas científicas nas universidades. Eu sei que isso no Brasil é muito importante e na Argentina também e o contexto que estamos enfrentando é muito difícil”, ressaltou Echaide. 

Reforma constitucional na Espanha
Na quinta-feira, 13 de setembro, ocorre outra palestra voltada para acadêmicos e profissionais da área. A partir das 18 horas, também no Anfiteatro da Pós-Graduação da FD, o professor Roberto Orlando Bustillo Bolado, da Universidade de Vigo falará sobre o tema “La posible reforma constitucional em España: oportunidad/inoportunidad del momento y posibles aspectos medioambientales a considerar”. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.