Universidade

Docentes da Faculdade de Direito participam de atividade em universidade da Angola

03/08/2018

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade faz parte de uma parceria firmada entre o curso e o Centro de Pesquisas em Políticas e Governança Local da Universidade Agostinho Neto, na Angola

Os docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) Dr. Giovani Corralo e Dra. Janaína Rigo Santin viajaram no início desta semana para a Angola, onde, nos próximos dias, ministrarão aulas e participarão de orientações e bancas de avaliações no Centro de Pesquisas em Políticas e Governança Local da Universidade Agostinho Neto, instituição mais tradicional no país. 

As atividades fazem parte de um termo de cooperação assinado em 2011 entre a FD e o Centro.  Essa é a décima viagem do professor Corralo e a sexta da professora Janaína para essa ação. “Nós temos esse vínculo com a Angola desde 2011. Lá, nós ministramos aulas em módulos do programa de mestrado do Centro. A gente procede à orientação de mestrandos e integra bancas de julgamento das dissertações, ou seja, nessa viagem, que vai se estender por quase duas semanas, nós vamos ter atividades em sala de aula, de orientação e também de bancas”, explicou o professor. 

As viagens para Luanda, onde fica localizada a Universidade, acontecem pelo menos uma vez por ano. Lá, os professores trabalham temas pertinentes à governação local, ao poder local e à administração pública. “É um convênio que nós temos já há algum tempo e que se renova a cada ano com as nossas atividades lá”, destacou Janaína. 

Na opinião de Corralo, essa é uma parceria muito importante, tanto para a Faculdade de Direito quanto para o programa de Mestrado, uma vez que configura um importante processo de internacionalização. “Nós estamos aqui em atividades acadêmicas, em atividades de formação de quadros acadêmicos de Angola, em nível de pós-graduação stricto sensu. Isso é facilmente demonstrado nas aulas, nas orientações e nas bancas. Tudo isso acresce à nossa UPF, à nossa FD, ao nosso programa, constituindo-se como um importante fator de disseminação de conhecimento e de formação de quadros jurídicos além-mar, ou seja, em um país como a Angola, país do sul que possui problemas similares aos nossos”, concluiu.