Pesquisa e Inovação

Docência e pesquisa direcionam atividades do Programa de Pós-Graduação em Direito

10/11/2021

08:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Egressa do Mestrado em Direito relata as experiências vivenciadas no curso que contribuíram com a sua qualificação profissional. Programa inscreve para nova turma

Desenvolver pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas, é o propósito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF), que está com inscrições abertas para o curso de Mestrado. Talissa Truccolo Reato é egressa da formação e qualificou a sua atuação profissional, principalmente na área científica, por meio das experiências vividas no PPGDireito.

Advogada, professora e pesquisadora, Talissa concluiu o Mestrado em Direito em 2018. Segundo ela, o Programa permitiu que, ainda durante o curso, pudesse participar de estágios na graduação em Direito, o que auxiliou na preparação para a docência. “Ainda, as disciplinas possibilitaram o contato com muitas obras e autores para enriquecer a pesquisa científica jurídica, além de debates profícuos em sala de aula”, complementa.

Com área de concentração em “Direito” e as linhas de pesquisa “Jurisdição Constitucional e Democracia” e “Relações Sociais e Dimensões do Poder”, o PPGDireito se destaca pelas atividades desenvolvidas para os estudantes. “A participação em eventos científicos, ofertados e oportunizados pelo Programa, igualmente auxiliaram na ampliação do conhecimento sobre temas relacionados à área de concentração, pois o PPGDireito constantemente brinda os alunos com excelentes palestras”, relata Talissa, mencionando a presença da internacionalização no curso.

“No que tange à internacionalização, no Mestrado, realizei estância de investigação (atividades docentes e de pesquisa) na Universidade de Sevilha, na Espanha, no final do ano de 2017, experiência que também contribuiu (e muito) para a atuação como professora e pesquisadora jurídica. Após o Mestrado no PPGDireito da UPF, posto que tive uma excelente base, cursei Doutorado em Direito na Universidade de Caxias do Sul”, comenta a profissional.

Foco na ciência
O PPGDireito é voltado especialmente para graduados em Ciências Jurídicas e Sociais que tenham interesse pela docência e pela pesquisa. Esse foi um dos motivos que fez Talissa optar pelo ingresso no Mestrado. “O diferencial do PPGDireito da UPF está na qualidade das pesquisas científicas desenvolvidas, inclusive pela excelência da Revista do Programa (Revista Justiça do Direito), que possui qualificação da Capes Qualis A1. Também, considerando as publicações docentes e discentes, para ingressar, observei que o curso de Mestrado desperta um olhar questionador acerca das linhas de pesquisa, contando com um corpo docente qualificado, comprometido na formação dos alunos e atualizado, além de observar uma atuação importante dos grupos de pesquisa oferecidos, empenhados na difusão do conhecimento jurídico”, finaliza.

Inscrições abertas no Mestrado
A UPF inscreve para o Mestrado em Direito. Bacharéis em Direito e profissionais das carreiras jurídicas estão convidados a ingressar no curso. Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas. Mais informações podem ser obtidas AQUI.