Ensino

Direito do Consumidor em destaque na UPF

01/06/2021

13:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução internet

Evento ocorre de forma on-line até esta quarta-feira, dia 2 de junho

Teve início nesta segunda-feira, dia 31 de maio, mais uma edição do evento, promovido pela Faculdade de Direito da UPF, que coloca como destaque o Direito do Consumidor. Neste ano, celebrando os 30 anos do Código, o evento congrega ainda o XII Seminário Nacional de Defesa do Consumidor, VIII Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, IV Encontro de Balcões do Consumidor, IX Encontro Regional de Procons e a 1ª Mostra de Trabalho Científico

Com uma programação intensa, o encontro reúne acadêmicos, professores e profissionais da área. Ao todo, serão 15 painéis com mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais. Na noite de segunda, o tema central foram os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

O mediador do debate foi o professor Dr. Jackson Roberto Cervi e os palestrantes convidados foram o Dr. José Augusto Peres Filho, Dr. Agostinho Oli Koppe Pereira e Dr. Cláudio Bonatto. 

Primeiro a falar, o Bonatto abordou os desafios, evoluções e caminhos percorridos pelo CDC ao longo dos 30 anos. Destacou que melhorias são sempre necessárias, uma vez que a sociedade evolui e precisa de atualizações e pontuou anomalias legais que precisam ser corrigidas, ressaltando a importância da academia para que as reformas e reflexões acerca das leis e de suas aplicações.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Na noite de terça-feira (1º/6), o painel “Poder judiciário e a defesa do consumidor”, mediado pelo professor e diretor da Faculdade de Direito da UPF, Me. Edmar Vianei Marques Daudt, contou com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Sanseveriano; do juiz titular da 1ª vara de direito bancário da comarca de Joinville/SC, Yhon Tostes; e do desembargador do estado de Goiás, Marcus da Costa Ferreira. Também participaram do painel o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogério da Silva, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Me. Luiz Fernando Kramer Pereira Neto e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito), Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho.