Ensino

Direito Ambiental é tema de aula especial na RPPN UPF

02/10/2019

15:07

Por: Assessoria de Imprensa

Como parte das ações da disciplina de Direito Ambiental, acadêmicos da Faculdade de Direito da UPF realizaram uma aula prática junto aos ambientes naturais protegidos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN/UPF). A atividade, realizada no dia 26 de setembro, foi orientada pela mestranda Joline Picinin Cervi, estagiária docente da disciplina e bolsista CAPES/FAPERGS do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIREITO). A disciplina é ministrada pelo professor Dr. Leonel Severo Rocha.

A turma foi acompanhada pelo acadêmico de Ciências Biológicas e bolsista Roberto Tomasi Jr., membro do projeto de extensão "RPPN UPF: área protegida educadora". Durante a aula, foram destacados aspectos legais sobre áreas naturais protegidas, áreas de preservação permanente e reserva legal. Também foi abordada a importância dos serviços ecossistêmicos como a produção e conservação da água para as comunidades, tendo como exemplo o Arroio Miranda que, logo após passar pela RPPN UPF, tem suas águas represadas para o abastecimento de cerca de 60 % da população de Passo Fundo.

Joline também realiza dupla titulação junto à Universidade de Alicante, numa parceria entre a UPF e a Instituição espanhola. O foco é em território urbanismo e sustentabilidade ambiental no marco da economia circular. Ela destaca que lá realizou visitas técnicas, aplicando o que era estudado em aula. “Diante das experiências vividas na Espanha, tive a ideia de levar os alunos da disciplina de direito ambiental para realizar uma visita na RPPN UPF para que eles pudessem visualizar o que estávamos estudando. Os alunos gostaram muito”, destacou.