Universidade

Congresso Internacional Mentalidade Inquisitória acontece no final do mês

05/10/2016

17:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento acontecerá na Faculdade de Direito da UPF e as inscrições estão abertas

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito), promove, nos dias 27 e 28 de outubro, a segunda edição do Congresso Internacional Mentalidade Inquisitória: diálogos sobre processo penal entre Brasil e Itália. O evento será realizado na Faculdade de Direito (FD) da UPF, Campus I.  As inscrições já estão abertas.

O Congresso envolve instituições de ensino e pesquisa (Universidade Federal do Paraná, Academia Brasileira de Direito Constitucional/RJ e UPF) de três estados brasileiros: Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A primeira edição aconteceu em Curitiba e a próxima, em 2017, será no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é discutir as questões mais atuais que envolvem o processo penal e temas correlatos, como política criminal e segurança pública. Conforme o professor da FD/UPF Marco Aurélio Nunes da Silvera, nesta edição, que acontece em Passo Fundo, serão discutidos dois temas principais: “Operação Mãos Limpas (Itália) e Operação Lava Jato (Brasil)” e “A reforma do Código de Processo Penal”, uma vez que existe um projeto em tramitação no Congresso para substituir o Código atual, de 1941.

O evento também receberá grandes nomes do direito processual penal no Brasil, como os professores Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (UFPR), Fauzi Hassan Choukr (Ministério Público de São Paulo) e Nereu Giacomolli (PUC/RS).

Como principal destaque, haverá uma palestra (por videoconferência) de um importante professor italiano, da Universidade de Bolonha, professor Renzo Orlandi, que preparou uma apresentação muito didática sobre a Operação Mãos Limpas, que aconteceu na Itália nos anos de 1990. “Essa operação é bastante comparada à Operação Lava Jato. A finalidade é que possamos entender o que realmente foi aquela operação”, ressaltou o professor Marco Aurélio da FD/UPF. 

O Congresso é dirigido, de maneira geral, a interessados nas temáticas apresentadas, estudantes e profissionais. A palestra sobre a Operação Mãos Limpas, que acontecerá na sexta-feira, 28 de outubro, é dirigida a qualquer cidadão interessado nos rumos da questão política no Brasil.

Inscrições
O evento é gratuito e as inscrições vão até o dia 26 de outubro, pelo site www.upf.br/agenda.