Universidade

X Sial debate a refinaria de alimentos para indústrias sustentáveis

10/05/2018

14:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento acontece nestes dias 10 e 11 de maio, no Centro de Eventos da UPF

Com o intuito de promover um debate científico, proporcionando a troca de conhecimentos das áreas afins à Ciência, à Tecnologia e à Engenharia dos Alimentos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe nestes dias 10 e 11 de maio o X Simpósio de Alimentos (Sial). Tendo como tema norteador as refinarias de alimentos, visando indústrias sustentáveis, o Simpósio teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira, 10 de maio. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e pelos cursos de Engenharia de Alimentos e Técnico de Alimentos da UPF e acontece no Centro de Eventos da Instituição.

A abertura do evento contou com a presença da vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, que evidenciou a qualificação do corpo docente que compõe o curso e a gama de renomados pesquisadores que se destacam na área. “Temos de reconhecer o PPGCTA e os cursos da área pelo protagonismo dessa iniciativa”, evidenciou. O diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, professor Vagner Alves Guimarães, também participou da solenidade e destacou que os cursos da UPF são modelo, que conta com um quadro docente comprometido e que se engajam na realização de eventos como o Sial, que tem qualificação técnica e científica.

Coordenador do Sial, o professor Vandré Barbosa Brião destaca que essa 10ª edição é também um evento comemorativo, que celebra os 20 anos do curso de Engenharia de Alimentos e a quinta turma do mestrado em Ciência e Tecnologia em Alimentos da UPF. Segundo ele, a área vem discutindo muitos temas e, agora, traz para debate a sustentabilidade. “Buscamos entender como a indústria de alimentos vai caminhar para também ser sustentável. Essa indústria consome muita água e gera muitos resíduos e necessita de uma matriz energética muito forte, logo, precisamos pensar como abastecer e reutilizar esses resíduos e aproveitar melhor as matérias-primas. Por isso o conceito de refinaria, que tem a ver com o uso máximo dessas matérias”, aponta ele.

Refinaria de alimentos

Abordando o tema “A biorrefinaria de alimentos na geração de produtos sustentáveis”, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Silvio Silvério da Silva foi o palestrante na abertura do X Sial. Segundo ele, é marcante o conceito de sustentabilidade e, mais do que isso, é preciso implantar processos sustentáveis. “A indústria de alimentos é bastante importante. Ninguém vive sem alimentos. Existe uma projeção de a população mundial aumentar até 2050 e novos alimentos terão que surgir. Toda a cadeia de produção de alimentos gera uma quantidade de resíduos, que são subprodutos da agroindústria e que podem ser aproveitados para a produção de novos materiais e novos tipos de alimentos. A biorrefinaria de alimentos vem para aproveitar todo o potencial dos materiais agregados e não descartar no meio ambiente, causando a poluição ambiental”, explica ele.

Comemoração

Para o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Jeferson Stefanello Piccin, o momento é ímpar para o curso, que celebra seus 20 anos de implantação. “Durante esses 20 anos, a engenharia passou por grandes desafios: inicialmente, por implantar um curso em uma região onde a indústria ainda não estava completamente estabelecida. Após, tivemos uma série de conquistas: um convênio com a UERGS; o curso se firmando como um dos melhores da região; a nível nacional, com conceito do Enade, sendo o sexto melhor curso do país; a acreditação no sistema Arcu-sul, que trouxe visibilidade internacional; o curso de mestrado; os 10 simpósios já realizados. Tudo isso mostra a força do grupo formado por professores, alunos e funcionários, que guiaram uma caminhada de conquistas”, pontua ele.

O sentimento é compartilhado pela coordenadora do PPGCTA, professora Luciane Maria Colla, que recebe a quinta turma do mestrado neste semestre. “É muito importante porque somos um grupo que organiza os cursos. O Sial já é conhecido pelos nossos estudantes, é um momento de integração e que traz temas relacionados à ciência e à tecnologia, área de concentração do nosso Programa. São várias temáticas distribuídas ao longo desses dois dias”, finaliza ela.