Ensino

UPF realiza curso de pão de queijo com erva-mate

10/09/2018

16:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), promove, a partir das 14h do dia 17 de setembro, o Curso de Panificação com abordagem sobre a fabricação de pão de queijo com erva-mate. A atividade ocorrerá no Laboratório de Panificação, no prédio L1, no Campus I.

A formação será ministrada pela professora Dra. Telma Elita Bertolin, pelo professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski e pelo representante da empresa Belemix, Márcio Alexandre Machado. A atividade também conta com o apoio da empresa Inovamate/Ilópolis. O curso é destinado a profissionais da área. 

A professora Telma atua como coordenadora da pesquisa e do projeto "Erva-Mate como componente funcional no desenvolvimento de processos e produtos alimentares". A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; da chamada CNPq/MCTIC016/2016 e também da equipe UPFTec. “Nós desenvolvemos microcápsulas, que são uma forma de proteger as substâncias da folha da erva-mate. Nosso modelo experimental foi a criação de um pão de queijo com as microcápsulas de erva-mate. A ideia do curso é apresentar para profissionais da indústria o trabalho, como uma forma de estendê-lo ao consumidor final”, explicou.