Pesquisa e Inovação

Open Day Pós-Graduação Stricto Sensu é realizado no Centro de Convivência

05/09/2019

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Evento oportuniza que o público conheça os programas de pós-graduação e os cursos de mestrado e doutorado da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, durante esta quinta-feira, dia 5 de setembro, o Open Day Pós-Graduação - Stricto Sensu. A atividade é realizada até as 22h, no Centro de Convivência, Campus I, onde a comunidade tem a oportunidade de conhecer os programas de pós-graduação da Instituição, os quais são constituídos por cursos de mestrados e doutorados.

Os interessados podem saber mais sobre os Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm); em Agronomia (PPGAgro); em Bioexperimentação (PPGBioexp); em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA); em Ciências Ambientais (PPGCiAmb); em Direito (PPGDireito); em Educação (PPGEdu); em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng); em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM); em História (PPGH); em Letras (PPGL); em Odontologia (PPGOdonto); e em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF). A programação ainda contempla um bate-papo sobre ciência e empreendedorismo com o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da UPF (UPFTec), Giezi Schneider. A ação ocorre às 17h.

Segundo o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Strico Sensu, professor Dr. Pedro Prietto, esta segunda edição do Open Day está incorporada às atividades da Semana do Conhecimento e marca o início das inscrições dos cursos de mestrado e doutorado. “A ideia é abrir a nossa pós-graduação para que as pessoas tirem dúvidas e conheçam os cursos”, comentou, destacando que a Instituição dispõe de 15 programas de pós-graduação stricto sensu, com 15 cursos de mestrado e 8 de doutorado. “Dentre as universidades comunitárias da nossa região, a UPF é aquela que mais cursos de pós-graduação stricto sensu oferece”, complementa.

Quem deseja ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF é a acadêmica do curso de Engenharia Civil Camila Miotto da Silva. Prestes a concluir a graduação, ela percebe que o término da faculdade não é mais um diferencial, mas sim um requisito mínimo, por isso, acredita ser necessário continuar se especializando. “Como o curso de Engenharia Civil é amplo, com várias áreas, é fundamental dar sequência e direcionar os estudos. Vejo ainda que cursos de mestrado e doutorado não servem só para a atuação docente – já que muitas empresas buscam profissionais mais qualificados –, e isso é um diferencial para o mercado de trabalho. Também significa ter duas opções de carreira: a possibilidade de atuar no meio acadêmico e no profissional”, comenta.

A estudante do curso de Direito da UPF Gabiela Bolzan foi saber mais sobre as formações da Universidade. “É importante nos especializarmos através de cursos de mestrado e doutorado. Isso possibilita que sejamos profissionais melhores, permitindo a entrada no mercado de trabalho de forma mais específica”, relata.

Mestrados e doutorados com inscrições abertas
A UPF inscreve para os cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento. Estão sendo oferecidas turmas para os Programas de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado e doutorado); em Envelhecimento Humano (mestrado); em Engenharia Civil e Ambiental (mestrado e doutorado); em História (mestrado); em Letras (mestrado e doutorado); em Odontologia (mestrado e doutorado); em Administração (mestrado); em Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado); em Ciências Ambientais (mestrado); em Direito (mestrado); em Computação Aplicada (mestrado profissional); em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional); e em Projeto e Processos de Fabricação (mestrado profissional).

As inscrições podem ser feitas no site www.upf.br/ensino.