Pesquisa e Inovação

Evento nacional de engenharia química e ambiental é co-organizado pela UPF

08/05/2018

15:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

12º Encontro Brasileiro Sobre Adsorção contou com a participação do professor da Universidade de Passo Fundo Jeferson Piccin¬

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a USFM, a FURG e a UFRGS, promoveu, de 23 a 25 de abril, em Gramado/RS, o 12º Encontro Brasileiro Sobre Adsorção (EBA). 

Essa edição contou com participações de pesquisadores de diferentes países, como Brasil, Argentina, México, Portugal e França. A UPF esteve representada no evento pelo professor Dr. Jeferson Piccin, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPGENG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) que, na ocasião, além de participar como membro da comissão científica do evento e coordenador da Escola de Adsorção, também apresentou trabalhos relacionados ao tema e desenvolvidos no PPGENG, no PPGCTA e nos curso de Engenharia Química, Alimentos e Ambiental.

O EBA é realizado a cada dois anos por diferentes instituições e tem como objetivo reunir a comunidade científica, acadêmica e empresarial na área de Adsorção do Brasil e do exterior, buscando maior interação entre os grupos de P&D das IES e empresas nacionais e estrangeiras. Além disso, o evento divulga a ciência da Adsorção no ambiente acadêmico e industrial, apresentando os mais recentes progressos na área, fomentando a interação e a integração acadêmico-científica entre pesquisadores atuantes no tema no país.

De acordo com o professor Piccin, o Encontro Brasileiro sobre adsorção é muito especial para os cientistas da área. “Durante o evento, foi possível visualizar os principais desafios das pesquisas relacionadas ao tema, bem como estabelecer parcerias para trabalhos futuros. Além disso, a Escola de Adsorção, que foi organizada por mim e é um ‘momento’ paralelo ao evento, é um importante mecanismo de fomento de novos pesquisadores para a área, onde as técnicas básicas para as pesquisas são ensinadas, como o próprio nome sugere. Destaco, ainda, que em um período de crise financeira como este pelo qual estamos passando, organizar um evento do porte do EBA, em uma cidade turística como é Gramado, foi um grande desafio. Graças ao trabalho árduo de toda a comissão organizadora, atingimos o sucesso”, disse Piccin. 

A 12ª  edição do EBA, que foi co-organizada pela UPF, bateu todos os recordes do evento, tendo 311 trabalhos apresentados e mais de 400 pessoas inscritas. O “trofeu abacaxi”, prêmio simbólico dado aos organizadores da próxima edição do EBA, foi entregue pelo professor Dr. Guilheme Dotto (UFSM), coordenador geral do XII EBA, e à professora Dra. Diana Cristina Silva de Azevedo, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, de Fortaleza, onde a edição de 2020 será realizada.