Pesquisa e Inovação

Estudantes dos programas de pós-graduação podem cursar “Inglês para Propósitos Acadêmicos”

15/07/2020

17:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ler e escrever em inglês no espaço acadêmico, principalmente, ao longo de um curso de pós-graduação, é uma necessidade cada vez maior para os estudantes realizarem as leituras de artigos internacionais, para aqueles que vislumbram participar em eventos nos quais o inglês é o idioma oficial, inclusive no Brasil. Além disso, é necessário para publicar em revistas estrangeiras, participação em grupos de pesquisas, intercâmbios, entre tantas outras demandas.

Com isso, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece uma nova edição da disciplina English for Academic Purposes (Inglês para Propósitos Acadêmicos). A disciplina é aberta a acadêmicos de todos os programas de pós-graduação da UPF, que possuam, no mínimo, o nível de conhecimento A2 (elementar) do idioma. A disciplina focaliza a leitura e a escrita de textos científicos (resumos, artigos, resenhas, entre outros) e de conhecimentos gerais. Além disso, estão previstos o estudo das estruturas, do vocabulário e de estratégias de leitura.

A disciplina ocorrerá nas sextas-feiras à tarde, das 14h às 17h30min, com início previsto na modalidade remota (pelo Google Meet) para dia 21 de agosto e será ministrada pela professora Dra. Luciane Sturm. 

Para solicitar a matrícula na disciplina, os interessados devem enviar e-mail para ppgletras@upf.br, com nome completo, matrícula e programa de origem, solicitando matrícula na disciplina “Inglês para Propósitos Acadêmicos/ English for Academic Purposes", anexando a declaração do (a) orientador (a) e o formulário de solicitação.
Neste link está o modelo da declaração que o orientador do aluno solicitante deverá assinar, registrando a ciência da realização da disciplina pelo seu  orientando, e devolver escaneada, via e-mail, juntamente com os dados e o formulário de solicitação de matrícula em disciplina isolada, disponível aqui. O período para a solicitação de matrícula para o segundo semestre de 2020, no Programa de Pós-Graduação Letras, será até o dia 24 de julho. A matrícula será por ordem de chegada dos e-mails com todos os dados e a declaração anexa, limitando-se em 20 vagas.

De acordo com a coordenadora do PPGL, professora Dra. Claudia Toldo, o oferecimento dessa disciplina faz parte do projeto de internacionalização do Programa, que também visa contribuir para a preparação dos acadêmicos para os exames de proficiência que são exigência para todos os Programas de Pós-Graduação da UPF e demais instituições. “Os cursos vislumbram, cada vez mais, parcerias para o desenvolvimento de pesquisas com universidades de outros países, a fim de fortalecer os estudos regionais, nacionais e internacionais. Assim, a leitura de textos científicos em língua inglesa e o consequente aprofundamento de conhecimentos especializados nas diferentes áreas exigem um leitor cada vez mais proficiente”, destacou.