Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UPF é destaque pela interdisciplinaridade

15/10/2021

08:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Instituição tem inscrições abertas para o curso de Mestrado até 25 de novembro

A natureza dos problemas ambientais sempre deve receber o máximo de atenção. Pensando em ofertar uma formação relacionada a esse importante assunto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) é constituída pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), que está com inscrições abertas para o curso de Mestrado.

O PPGCiAmb está ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e usa da interdisciplinaridade para formar profissionais de diferentes áreas, como Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Filosofia, entre outras. Com a área de concentração “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e as linhas de pesquisa “Saúde e meio ambiente” e “Sociedade e conservação dos recursos naturais”, o Programa, dentre os seus objetivos, visa gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico com enfoque na conservação, na minimização de conflitos socioambientais e no uso sustentável dos recursos naturais.

Thais Ascoli Morrete trabalha com consultoria ambiental

“O PPGCiAmb me abriu diversas portas para o mercado de trabalho”
Quem conhece o intenso trabalho desenvolvido pelo PPGCiAmb é a egressa do curso de Mestrado, Thais Ascoli Morrete. Ela, que defendeu a sua dissertação em 2020, atualmente atua com consultoria ambiental, onde realiza levantamento, monitoramento e resgate de fauna em grandes empreendimentos, além de trabalhar principalmente com a herpetofauna (anfíbios e répteis).

“O PPGCiAmb me abriu diversas portas para o mercado de trabalho. Ainda durante o curso, tive a oportunidade de me inserir no campo da consultoria ambiental, realizando levantamento e monitoramento de herpetofauna. A visão interdisciplinar do profissional com mestrado em ciências ambientais permite que tenhamos uma maior facilidade na resolução de problemas ambientais e de nos relacionarmos com profissionais de outras áreas”, destaca Thais sobre a importância do Programa.

A profissional comenta que a qualificação dos professores do PPGCiAmb foi um diferencial que a fez ingressar no Mestrado. “O Programa conta com um corpo docente especializado e muito dedicado, formado por profissionais de diferentes áreas. Muitas das disciplinas são ministradas por um conjunto de professores que trazem diferentes visões e geram discussões aprofundadas sobre problemas ambientais atuais. Isso faz diferença na formação de um profissional interdisciplinar”, finaliza.

Inscrições abertas
A UPF inscreve para o Mestrado em Ciências Ambientais até o dia 25 de novembro. No total, são ofertadas 20 vagas para ingresso em 2022 a profissionais das mais diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas AQUI.