Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem primeira banca de defesa de Mestrado

17/08/2018

16:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Banca ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 17 de agosto, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UPF

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo (PPGCiamb/UPF) realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 17 de agosto, a primeira banca de defesa do curso de Mestrado. A mestranda Joana Rita Galvão defendeu sua dissertação com o título “Percepção dos moradores da zona de amortecimento acerca de sua relação com a Floresta Nacional de Passo Fundo – Flona: há caminhos para a sustentabilidade?”. A atividade ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e contou com a presença de alunos e professores do Programa. 

A banca foi formada pelos professores Dra. Carla Tedesco, orientadora da pesquisa, Dra. Cláudia Petry, docente do PPGCiamb e também do PPGAgro, e Dr. Jerônimo Sartori, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. De acordo com Joana, sua pesquisa foi desenvolvida acerca da percepção ambiental dos moradores que residem na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano. “Nós aplicamos questionários para ver como eles se percebem nesse entorno, enquanto comunidade, enquanto cidadão, enquanto moradores do local. A partir dessa percepção, nós conseguimos identificar alguns fatores que geram conflitos e, então, sugerimos alternativas para solucionar e atender a essa demanda da comunidade”, explicou. 

Para o coordenador do PPGCiamb, professor Dr. Cristiano Roberto Buzatto, essa primeira defesa representa a maturidade do Programa, o mais novo da Instituição. “Isso é muito interessante para essa nova fase do PPGCiamb, porque o Programa começa a disponibilizar ao mercado profissionais já qualificados para atuar tanto na mediação de conflitos socioambientais quanto nas questões relacionadas à sustentabilidade. Isso tudo porque o curso permite essa interdisciplinaridade. Então, esse profissional pode atuar hoje em órgãos públicos e privados, tanto no ensino quanto na pesquisa. Temos muito orgulho desse curso, que foi sonhado há muitos anos, e que agora atinge sua maturidade”, destacou.