Ensino

PPGCiAmb tem aula sobre ecologia e conservação da fauna na Floresta Nacional

22/04/2019

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Uma aula prática levou os alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo ((PPGCiAmb/UPF), até a Floresta Nacional para o estudo da comunidade de aves silvestres em três tipos de ambientes: floresta natural, plantio de araucárias e capoeirão.

A iniciativa aconteceu na Floresta Nacional de Passo Fundo, área natural protegida do grupo das unidades de conservação de uso sustentável, com área de cerca de 1.300 hectares, onde são admitidas ações de manejo florestal sem comprometer a perenidade de seus recursos naturais. A atividade foi realizada na disciplina de Ecologia e Conservação da Fauna, ministrada pelo professor Dr. Jaime Martinez e contou com a participação da Dra. Nêmora Pauletti Prestes, do Departamento de Vida Silvestre da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA).

Conforme Martinez, a atividade contribui para que os mestrandos comparem as relações da estrutura da vegetação com a riqueza de espécies de aves. A aula iniciou na madrugada do dia 12 de abril e se estendeu até às 14h, envolvendo a captura, marcação e biometria das aves, com posterior soltura no ambiente natural. “A atividade integra o trabalho de longo prazo no estudo das aves da Floresta com Araucárias, monitoramento que vem sendo realizado há 20 anos nesta área natural protegida”, comenta ele.