Pesquisa e Inovação

Mestrados e doutorados da UPF com inscrições abertas

02/09/2019

08:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Cursos contemplam várias áreas do conhecimento

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação stricto sensu. As formações, a nível de mestrado e doutorado, integram programas de diversas áreas do conhecimento. Interessados podem se inscrever no site www.upf.br/ensino.

Estão sendo oferecidas turmas para os Programas de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado e doutorado); em Envelhecimento Humano (mestrado); em Engenharia Civil e Ambiental (mestrado e doutorado); em História (mestrado); em Letras (mestrado e doutorado); em Odontologia (mestrado e doutorado); em Administração (mestrado); em Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado); em Ciências Ambientais (mestrado); em Direito (mestrado); em Computação Aplicada (mestrado profissional); em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional); e em Projeto e Processos de Fabricação (mestrado profissional).

Forte investimento em stricto sensu
Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, entre as universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, a UPF é uma das que mais investe em pós-graduação stricto sensu. “Os programas têm um corpo docente constituído por professores com altíssima qualificação e de inserção nacional e internacional, e a Universidade faz questão de apoiá-los no desenvolvimento de conhecimentos, o que reflete na nossa região, para o Brasil e para o mundo”, relata.

Ainda conforme o vice-reitor, a UPF segue consolidando os cursos e programas. “Hoje, temos um total de 15 programas de pós-graduação em várias áreas. Isso caracteriza a Instituição como uma universidade comprometida com o ensino, possibilitando que os nossos egressos possam retornar após a graduação para dar continuidade à sua formação por meio dos mestrados e doutorados”, comenta.

O coordenador da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Dr. Pedro Prietto, também destaca a variedade de cursos de mestrado e doutorado da UPF. “Há formações nas áreas da saúde, da educação, das engenharias, das ciências agrárias, entre outras. Atualmente, são 15 programas de pós-graduação, os quais compreendem 23 cursos diferentes, sendo 15 de mestrado e 8 de doutorado”, conta, mencionando que os candidatos podem se inscrever em um novo sistema on-line de inscrições, capaz de proporcionar maior comodidade.

Confira os programas de pós-graduação da UPF que têm inscrições abertas:

Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) – mestrado e doutorado
O PPGAgro é um dos principais formadores de recursos humanos para atuarem como docentes em faculdades, fundações educacionais de curso superior e institutos federais, e como técnicos, consultores e assessores em empresas da área agrícola. Conta com vários projetos de pesquisas voltados à contribuição para o conhecimento científico global. Mais detalhes: www.upf.br/ppgagro.

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) - mestrado
Com o objetivo de formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas educacionais, biológicas, sociais e de inovação tecnológica, o PPGEH contribui para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano. O processo de envelhecimento humano é investigado a partir da interface saúde e sociedade, com um enfoque em gerontecnologia e numa dimensão biopsicossocial. Mais detalhes: www.upf.br/ppgeh.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) – mestrado e doutorado
O PPGEng traz como principal diferencial uma proposta inovadora e visionária, com uma temática fortemente ligada ao desenvolvimento sustentável, alinhando decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo. Capacita profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas em âmbito local, regional, nacional e internacional. Mais informações: www.upf.br/ppgeng.

Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – mestrado
O PPGH mantém, em todas as suas iniciativas, o compromisso em formar profissionais de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de História e com o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão e de outras atividades. Conheça o curso em www.upf.br/ppgh.

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – mestrado e doutorado
O PPGL oportuniza a continuidade e o aprofundamento da formação de docentes da área de Letras e de áreas afins e qualifica a prática científico-pedagógica dos profissionais que atuam em diferentes níveis de ensino. O Programa destaca-se pela expansão constante de suas parcerias nacionais e internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbios docentes e discentes, de realização de pesquisas com outras instituições e de seminários com palestras e conferências interdisciplinares. Mais detalhes: www.upf.br/ppgl.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) – mestrado e doutorado
O PPGOdonto qualifica o profissional para atuar, de forma multidisciplinar, dentro de um perfil crítico e reflexivo, fundamentado em evidências científicas e nos princípios humanistas, éticos e legais, capacitando-o ao exercício acadêmico (ensino) e profissional, com base no rigor técnico e científico. Mais informações: www.upf.br/ppgodonto.

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) - mestrado
O PPPGAdm tem como área de concentração a Gestão Estratégica das Organizações, contemplando estudos com ênfase na geração de conhecimento sobre as organizações e sua relação com o desenvolvimento da sociedade. Os objetivos do curso são de promover a transferência dos conceitos e teorias desenvolvidos para o dia a dia da gestão organizacional, bem como de formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação, de pós-graduação e para a pesquisa em administração e/ou para a atuação no campo profissional, instrumentalizando-os a serem atores ativos na transformação da realidade local e regional. Saiba mais em www.upf.br/ppgadm.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) - mestrado
O curso forma lideranças técnico-científicas para atuar no desenvolvimento de novos ingredientes, produtos e tecnologias para a indústria de alimentos, buscando novos alimentos e processos, com visão integrada da importância para o homem e para a segurança alimentar e com responsabilidade ambiental e social. Conheça o curso em www.upf.br/ppgcta.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) - mestrado
Com o objetivo de capacitar e formar recursos humanos para atuar frente aos problemas ambientais advindos das relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento sustentável, o PPGCiAmb da UPF atua com foco principal na interdisciplinaridade, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática das linhas de pesquisa. Mais detalhes: www.upf.br/ppgciamb.

Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) - mestrado
O PPGDireito estabelece as condições para o desenvolvimento de um conjunto de pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas, considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do Direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista. Mais informações: www.upf.br/ppgdireito.

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) - mestrado profissional
O PPGCA promove a interação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação em temáticas da Ciência da Computação, empregando-a em produtos que atendam às demandas do setor produtivo. Por intermédio da ciência e da tecnologia e da transferência de conhecimento, contribui com novas soluções para importantes áreas socioeconômicas, especialmente tecnologia da informação, agricultura e saúde. Mestres do PPGCA estão preparados para conduzir atividades de pesquisa, de ensino, de gestão e de desenvolvimento e estão capacitados para a produção científica e tecnológica. Saiba mais em www.upf.br/ppgca.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - mestrado profissional
O Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática proporciona a qualificação de professores para atuar nas disciplinas de Ciências, Física, Química e Matemática, nos diferentes níveis de ensino, tanto em salas de aula quanto nos espaços não formais de ensino (museus, centros, parques e outros). Oferece disciplinas científicas, pedagógicas e de tecnologias para aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem da Ciência e da Matemática. Conheça o curso em www.upf.br/ppgecm.

Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) - mestrado profissional
Formando mestres com orientação profissional para a indústria, o curso de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação desenvolve estudos avançados na área, buscando a capacitação técnico-científica para que alunos das engenharias e áreas afins possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico. Mais detalhes: www.upf.br/ppgppf.

Open Day Pós-Graduação - Stricto Sensu
Quem deseja saber mais sobre os cursos de mestrado e doutorado terá uma oportunidade no dia 5 de setembro, quando a UPF promove uma nova edição do Open Day Pós-Graduação - Stricto Sensu. No centro de Convivência, das 10h às 22h, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre os programas. Também haverá um bate-papo sobre ciência e empreendedorismo com o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da UPF (UPFTec), Giezi Schneider, a partir das 17h.

Interessados em participar das ações podem conferir a programação completa e manifestar o seu interesse aqui.