Ensino

Mestrado em Ciências Ambientais com inscrições abertas na UPF

10/04/2019

09:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A geração de conhecimento e a capacitação de profissionais voltados à temática socioambiental permite estabelecer um diálogo e parcerias com a sociedade. Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), abre inscrições para uma nova turma do seu curso de mestrado.

O profissional em Ciências Ambientais pode atuar de forma interdisciplinar e na mediação de conflitos ambientais, utilizando seu potencial para realizar pesquisas, gerar e aperfeiçoar conhecimentos relacionados às tecnologias sociais, ambientais e sustentabilidade, visando à conservação dos recursos naturais, possibilitando sua atuação como pesquisador e/ou docente em instituições de ensino superior e de pesquisa, na administração pública, na iniciativa privada e no terceiro setor. As inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais da UPF estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de maio pelo site upf.br/ensino.

A interdisciplinaridade é o foco principal do curso, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática das linhas de pesquisa. São professores do programa, profissionais das áreas de Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Direito, Economia, Engenharia Civil, Farmácia, Filosofia e Medicina Veterinária. O PPGCiAmb é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e está inserido na Grande Área Multidisciplinar - Área de Ciências Ambientais. Devido à natureza dos problemas ambientais, o Mestrado em Ciências Ambientais contempla amplas abordagens.

Linhas de pesquisa

A área de concentração do programa é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, e as linhas de pesquisa envolvem duas áreas: Sociedade e conservação dos recursos naturais; e Tecnologia ambiental e sustentabilidade.

Dentro da linha de pesquisa que aborda a sociedade e conservação dos recursos naturais, são realizados estudos sobre a conservação da biodiversidade e fatores de ameaça, princípios éticos e filosóficos da relação sociedade-natureza, conflitos socioambientais e política ambiental. A sustentabilidade depende das relações entre sociedade e natureza, fundamentando estudos de desenvolvimento integrado, com a função de evitar impactos negativos sociais e ambientais. A linha de pesquisa busca estabelecer novas relações entre sociedade-natureza, garantindo a preservação ambiental, diante das potencialidades para o desenvolvimento sustentável da região.

Na linha de pesquisa sobre tecnologia ambiental e sustentabilidade, são produzidos conhecimentos científico e tecnológico de forma a diagnosticar os elementos do território e promover o uso e o manejo sustentável dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades humanas sobre a diversidade biológica. A linha de estudos reúne projetos voltados ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de tecnologias em processos ligados a despoluição e biorremediação de ambientes terrestres e aquáticos; manejo agroecológico, avaliação toxico-farmacológica e fitoquímica de plantas nativas e tecnologias sociais.

Informações

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais podem ser obtidas no site upf.br/ppgciamb, ou em contato pelo telefone (54) 3316-8310 e pelo e-mail ppgciamb@upf.br.